Governador relança programa que transporta pessoas com deficiência motora Estão sendo disponibilizadas 35 vans e a expectativa é de que o programa atenda mais de 600 pessoas

whatsapp-image-2021-10-18-at-100220
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on google
Share on twitter

O governador Paulo Câmara e o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Estado, Sileno Guedes, relançaram, na manhã desta segunda-feira (18), no Recife, o programa Pernambuco Conduz.

O PE Conduz transporta, em vans adaptadas, pessoas com deficiência motora e seus acompanhantes para atendimentos médicos e de lazer.

“A gente fica feliz da retomada do Pernambuco Conduz, um programa tão importante que fez 10 anos e faz um grande serviço às pessoas que têm necessidade de um deslocamento adequado, para fazer todos os serviços e tratamentos necessários”, destacou o governador Paulo Câmara na solenidade de relançamento, diante do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual.

.De acordo com o secretário Sileno Guedes, o programa atende a Região Metropolitana do Recife e outros seis municípios pernambucanos. “A gente vai continuar atendendo os municípios da Região Metropolitana, além de Vitória de Santo Antão, Caruaru, Timbaúba, Arcoverde, Garanhuns e Petrolina”, explicou.

Relançamento do programa PE Conduz (Foto: Marconi Meireles/Folha de Pernambuco)

“É um serviço que é realizado porta a porta. O veículo vai até a casa da pessoa, leva até a clínica ou o centro de reabilitação e traz de volta novamente na porta da pessoa”, acrescentou o secretário.

Cada veículo é atendido por um motorista e um ajudante que auxiliam no transporte e na locomoção da pessoa com deficiência e do seu acompanhante. E realiza de 10 a 15 viagens por dia.

Nos finais de semana, são promovidas rotas de lazer para pontos turísticos e de entretenimento do Estado, além do transporte para eventos fixos do calendário estadual, como a Fenearte, e projetos de inclusão, como o Praia sem Barreiras, Camarote da Acessibilidade e Bike sem Barreiras.

Nessa nova versão, a rota de lazer será aberta também ao público que não é usuário cadastrado do programa.

Importância do programa 
Há mais de três anos, Rayra Vitória, de 6 anos, que tem deficiência motora, e a mãe Renata Brito dela participam do programa. Para Renata, o PE Conduz promove uma melhoria de vida aos usuários.

“Vamos retomar as terapias que estavam paradas por conta da pandemia. Nós não tínhamos também financeiras para pegar o carro. O PE Conduz leva as mães para a terapia e dá uma melhoria de vida muito grande para a gente. Essa retomada vai ajudar muitas mães e pacientes que precisam estar nas terapias.  Ficamos mais aliviadas”, destacou Renata.

Desde 2014, João Carlos Tobias Ferreira, de 35 anos, morador do Recife, utiliza o serviço para realizar consultas e como forma de transporte para atividades de lazer.

“Utilizo o PE Conduz faz tempo para fazer as minhas fisioterapias e também para rota de lazer que é muito importante porque é uma forma também de você sair, conhecer pessoas com outras deficiências e isso é muito importante. O programa é muito importante para a nossa saúde e bem-estar”, explicou João.

Para os motoristas Adaias Neri e Cesar Gonçalvez, que trabalham no programa desde o seu lançamento, em 2011, é gratificante poder voltar com o serviço.

“A retomada do PE Conduz é um programa de grande importância na vida dos usuários que tanto precisam. A partir desse programa, quando foi lançado, muitos pais ficaram satisfeitos e agradecidos. Para nós, é gratificante trabalhar diretamente com essas crianças e isso faz parte do nosso dia a dia, faz muito bem. A palavra de hoje é gratidão pela retomada”, destacou o condutor Adaias Neri.

“Muitas mães vinham sofrendo andando de coletivo, pagando Uber e esse programa é para pessoas de baixa renda. E esse programa só veio somar e continuar ajudando as pessoas que precisam de tratamento”, acrescentou o motorista Cesar Gonçalves.

Novas vagas 
A equipe da Superintendência Estadual da Pessoa com Deficiência (SEAD) realizou visitas sociais às mais de 600 pessoas atendidas pelo serviço para atualizar as informações cadastrais.

A partir de novembro, o programa abrirá novas vagas. O processo será realizado no site da Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude (SDSCJ), através do link www.sdscj.pe.gov.br.

A equipe conta com nove teleatendentes, que estarão disponíveis para que os usuários possam agendar, reagendar ou cancelar as consultas e solucionar outros tipos de demandas. É possível entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800.281.0312, de segunda a sexta-feira, das 5h às 22h, ou através do WhatsApp, no número (81) 998167-1850

TELEFONE

(87) 9667-7054

[email protected]

Av. Antônio Pedro da Silva, 917 – Centro, Ouricuri – PE, 56200-000