Funcionárias denunciam presidente da Caixa por assédio sexual, diz site

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, participa do programa Brasil em Pauta  na TV Brasil
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on google
Share on twitter

Um grupo de funcionárias da Caixa denunciou o presidente da instituição, Pedro Guimarães, por assédio sexual dentro do banco, segundo o site Metrópoles. De acordo com a reportagem, desde 2021 as colaboradoras relatavam, nos bastidores, problemas com Guimarães. O caso está sendo investigado, sob sigilo, pelo Ministério Público Federal (MPF).

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, participa do programa Brasil em Pauta na TV Brasil

Segundo o Metrópoles, existem relatos de situações em que ele age de forma inapropriada diante de funcionárias do banco estatal, com toques íntimos não autorizados, convites incompatíveis com a situação de trabalho e outras formas de assédio. Todas as mulheres que denunciaram os assédios trabalham ou trabalharam em equipes que atendem diretamente ao gabinete da presidência da Caixa e os abusos ocorreram, na maioria das vezes, em viagens de trabalho.

Um das denunciantes disse que, durante viagem, as funcionárias foram convidadas para ir à piscina do hotel onde estavam hospedados e, no local, teriam assistido Guimarães na piscina e ouviram de um dos auxiliares dele falar: “E se o presidente quiser transar com você?”.

Já em uma viagem a Porto Seguro, para divulgar o programa Caixa Mais Brasil, Guimarães comenta que deveria ser feito ‘um carnaval fora de epóca’. “Ninguém vai ser de ninguém. E vai ser com todo mundo nu”, teria dito o presidente da Caixa, segundo o relato de uma testemunha.

Em nota, a Caixa disse que “não tem conhecimento das denúncias apresentadas pelo veículo”.

Confira a nota enviada ao Metropoles na íntegra:
“A Caixa esclarece que adota medidas de eliminação de condutas relacionadas a qualquer tipo de assédio. O banco possui um sólido sistema de integridade, ancorado na observância dos diversos protocolos de prevenção, ao Código de Ética e ao de Conduta, que vedam a prática de ‘qualquer tipo de assédio, mediante conduta verbal ou física de humilhação, coação ou ameaça’.

A Caixa possui, ainda, canal de denúncias, por meio do qual são apuradas quaisquer supostas irregularidades atribuídas à conduta de qualquer empregado, independente da função hierárquica, que garante o anonimato, o sigilo e o correto processamento das denúncias. Ademais, todo empregado do banco participa da ação educacional sobre Ética e Conduta na Caixa, da reunião anual sobre Código de Ética na sua Unidade, bem como deve assinar o Termo de Ciência de Ética, por meio dos canais internos.
A Caixa possui, ainda, a cartilha ‘Promovendo um Ambiente de Trabalho Saudável’, que visa contribuir para a prevenção do assédio de forma ampla, com conteúdo informativo sobre esse tipo de prática, auxiliando na conscientização, reflexão, prevenção e promoção de um ambiente de trabalho saudável”.

TELEFONE

(87) 9667-7054

[email protected]

Av. Antônio Pedro da Silva, 917 – Centro, Ouricuri – PE, 56200-000