Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Feiras, feirantes e pequeno produtor serão fortalecidos com projeto de Danilo

 Feiras, feirantes e pequeno produtor serão fortalecidos com projeto de Danilo
#Compartilhe

Um comércio de feira livre fortalecido, com o feirante oferecendo à população uma variedade maior, produtos de maior qualidade e com menor preço. Já o produtor local, receberá por seus produtos de forma mais justa. O projeto do candidato a governador pela Frente Popular, Danilo Cabral, tem estes objetivos claros, enfatizados pela orientação de dar melhores condições de trabalho para os feirantes que atuam nas feiras livres de todo o estado de Pernambuco e ampliar a oferta alimentar na mesa do pernambucano.

Danilo tem anunciado em entrevistas e comícios da campanha de rua que esse fortalecimento se dará com a criação de mini centrais de abastecimento, instaladas nos polos produtores. Nesses polos, o pequeno produtor passa a contar com um solo para ele vender e escoar melhor a sua produção, o que mudará muito e para melhor a rotina de compra e venda do feirante. A novidade incrementará os polos produtores, como os do municípios de Petrolina (Sertão do São Francisco), de Caruaru e Santa Cruz de Capibaribe (Agreste). Hoje, o que se observa é que muitos produtores do Agreste vêm usando como alternativa trazer mercadorias do estado vizinho da Paraíba. Com o projeto, esse fluxo volta a se manter no próprio território estadual.

O projeto de descentralização da Ceasa também permitirá um intercâmbio maior entre produtos regionais. Como se sabe, Pernambuco é diversificado: por exemplo, a Mata Norte desponta na produção de banana, o São Francisco destaca-se em outras frutas, como a manga, e o Agreste tem uma tradição pelas folhosas, entre outras.

A ideia do candidato Danilo tem sido festejada por onde ele passa, em caminhadas e atos públicos. No último final de semana, usando um chapéu de palha marcando sua característica regionalista e interiorana, Danilo esteve conversando com populares no município de Itaíba (Agreste), durante a tradicional feira livre montada aos sábados. “Os feirantes me falaram que esta será uma ação muito importante porque vão poder comprar alimentos a um preço mais barato para poder comercializar nas suas feiras”, disse Danilo, lembrando que o seu programa está inserido no conjunto de iniciativas para assegurar a segurança alimentar e a proteção social do pernambucano. Danilo tem assegurado aos feirantes que irá apoiá-los fortemente como governador. Afora o projeto que tem os feirantes como foco, prevê a abertura de restaurantes populares nas quinze maiores cidades do estado, com mais de 100 mil habitantes, o que surge como opção para que as pessoas possam comprar o alimento mais barato.

Danilo tem muitos eleitores entre feirantes. No município de Surubim, onde nasceu, seu Zé da Banana, que há muitos anos atua como feirante, conta que tem o maior respeito por Danilo e que está confiante nas promessas de um político que há muitos anos se dedica às necessidades do povo. “Danilo é de prometer e cumprir”, endossa seu Zeca Américo, comerciante no Mercado Público e Cereais de Surubim.

Relacionados