Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Fake news foi usada para influenciar eleição, diz o órgão Transparência Internacional.

 Fake news foi usada para influenciar eleição, diz  o órgão Transparência Internacional.
#Compartilhe

Quatro em cada cinco brasileiros acreditam que notícias falsas foram disseminadas para influenciar a eleição, segundo uma pesquisa realizada pela Transparência Internacional. Os números constam no Barômetro Global da Corrupção: América Latina e Caribe, divulgado  no mundo todo. No Brasil, a pesquisa foi realizada nos primeiros meses do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Foram ouvidas mil pessoas entre fevereiro e abril pelo Instituto Ipsos. A pesquisa tem margem de erro de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de confiabilidade.

Entre os 18 países participantes da pesquisa na América Latina e no Caribe, o Brasil aparece nesse quesito com 82% nas respostas para a pergunta que avaliava o uso de “informações falsas ou notícias falsas sendo disseminadas para influenciar os resultados das votações”.

Compra de voto

O relatório da Transparência Internacional destaca ainda que, no Brasil, 40% dos entrevistados relataram ter recebido oferta de subornos em troca de votos.

No Brasil, 84% dos entrevistados afirmaram que um cidadão comum pode fazer a diferença na luta contra a corrupção. Entretanto, 12% dos consultados relataram o pagamento de suborno para policiais; 11% apontou o pagamento de propina para acessar serviços públicos básicos; 5%, para juízes e 4% para escolas públicas.

Estamos em mais um ano eleitoral e o poder de compartilhar informações está cada vez na mão de um número maior de pessoas, seja através de grupos de mensagens, redes sociais, que também são utilizadas pelo próprios candidatos para disseminar informações que lhe favoreçam ou que descredenciam seus adversários.

Mas será que o povo não está preparado para saber filtrar o que de fato é verdade ou apenas fake news afim de benefício próprio?

Resta-nos aguardar e nos resguardar do que vem por aí até Outubro de 2020, na certeza de que, de verdade mesmo é só o sofrimento do povo que continua após cada pleito.

Acompanhe esses e outros destaques do Tribuna Livre 2ª Edição desta Quarta 19 02 2020 com Kleide Delmondes e Ze Silva:

Relacionados