Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Ex-titular da SDS, Antônio de Pádua será novo chefe da Polícia Federal em Pernambuco

 Ex-titular da SDS, Antônio de Pádua será novo chefe da Polícia Federal em Pernambuco
#Compartilhe

Delegado federal comandou a Secretaria de Defesa Social em Pernambuco. Ele foi exonerado do cargo após ação violenta da PM contra manifestantes no Centro do Recife

Cadastrado por

Raphael Guerra

O delegado federal Antônio de Pádua Vieira será anunciado como o novo superintendente da Polícia Federal (PF) em Pernambuco. A portaria com os nomes dos novos chefes estaduais deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.

Nesta terça-feira (10), o delegado federal Andrei Augusto Passos Rodrigues tomou posse oficialmente como o novo diretor-geral da PF. Cabe a ele a decisão sobre a escolha de todos os superintendentes estaduais.

Futuro chefe da PF em Pernambuco, Antônio de Pádua foi secretário de Defesa Social no Estado, entre 30 de junho de 2017 e 04 de junho de 2021, no governo Paulo Câmara. Antes, havia ocupado o cargo de corregedor-geral da mesma pasta.

A saída do delegado federal da Secretaria de Defesa Social foi conturbada. A exoneração ocorreu seis dias após a ação violenta e desastrosa da Polícia Militar de Pernambuco contra manifestantes que participavam de ato pacífico contra o governo de Jair Bolsonaro, na área central do Recife, em 29 de maio de 2021.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
PM usou da força para dispersar protesto contra Bolsonaro no Recife, no fim de maio – FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

 

Na ocasião, dois trabalhadores, que não faziam parte na mobilização, foram atingidos por balas de borracha nos olhos e perderam parcialmente a visão. Os policiais militares apontados como responsáveis pelos tiros respondem a processos criminais e administrativos.

 

Antônio de Pádua chegou ao comando da SDS num momento bastante complicado em relação à violência. Em 2017, houve recorde histórico de assassinatos em Pernambuco.

O delegado federal conduziu mudanças estratégicas no programa Pacto pela Vida que contribuíram com a redução dos assassinatos nos dois anos seguintes.

CURRÍCULO DE ANTÔNIO DE PÁDUA

Pernambucano, Antônio de Pádua é bacharel em direito pela Universidade Federal de Pernambuco desde 2002. Ele já integrou o Ministério Público de Pernambuco, como Oficial de Promotoria, entre os anos de 2000 e 2003.

Em 2003, Pádua assumiu o cargo de delegado da Polícia Federal. Na corporação, exerceu a chefia da Delegacia de Entorpecentes, Coordenadoria de Operações de Erradicação de Maconha no interior do Estado; Chefia do Setor de Inteligência da Policia Federal; Chefia da Delegacia de Imigração em Pernambuco, Chefia da Delegacia de Policia Marítima.

Ele foi o delegado federal responsável pelas investigações do acidente com a aeronave LET-410, da Noar Linhas Aéreas, que caiu em um terreno na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife, em 13 de julho de 2011. Na queda, 14 passageiros e os dois tripulantes morreram.

JC Imagem/Arquivo
Bimotor da Noar Linhas Aéreas caiu em um terreno da Avenida Boa Viagem. Dezesseis pessoas morreram – JC Imagem/Arquivo

 

Pádua também esteve à frente da Coordenadoria Regional Adjunta de Segurança para Copa das Confederações em 2013; Coordenadoria Regional Adjunta de Segurança para Copa do Mundo em 2014; Coordenadoria da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos e Vias Navegáveis em Pernambuco.

Relacionados