Ex. Presidente Lula fará visita a PE após lua-de-mel

275496525-500746784766706-5813999183912324399-n_1
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on google
Share on twitter

Logo depois de concluída sua lula de mel, o ex-presidente Lula fará uma visita a Pernambuco, onde ficará por três dias, participando de eventos do PT e em agendas com o candidato do PSB, Danilo Cabral. Haverá uma agenda sentimental na visita, uma vez que o ex-presidente deve visitar a casa onde morou a mãe, dona Lindu. O imóvel está sendo reformado com esse objetivo.

Em Pernambuco, Danilo Cabral disputa com Marília Arraes a disputa pela associação à imagem de Lula. Segundo pesquisa aliancista, feita para avaliação interna, a ex-petista larga na frente para se vender como candidata do ex-presidente, mas a maioria dos eleitores ainda não sabe quem é o seu candidato oficial.

No dia 6 de junho, Lula vai estar em Serra Talhada. No dia 7, visita a casa da mãe em Garanhuns e no dia 08 chega ao Recife. Os eventos devem ser abertos ao público, em especial no Recife. O objetivo é alavancar a campanha dos dois aliados.

“Lula vai colar em Danilo Cabral e dar uma resposta à Marília. Aquele gesto de enterrar um chapéu na cabeça dele deixou ele muito chateado. Ele achou desrespeitoso”, afirma um aliado da Frente Popular. “Vai ser colado 24 horas, Danilo e Teresa, de chucalho tapado (com a tampa fechada)”.

“O evento já estava previsto, mas depois aquele episódio com Marília Arraes ele se tornou fundamental e se consolidou. Alguns falaram em ousadia, mas o que se viu foi atrevimento. Haverá uma resposta à altura”, afirma outro aliado do PT.

O PSB e aliados apostam tanto em Lula porque, de acordo com as pesquisas internas dos partidos, a força do apoio de Lula a um candidato a governador em Pernambuco é expressiva, chegando a quase dois terços de aumento na intenção de votar. No caso de Bolsonaro, ocorre o inverso.

Na sua visita, Lula vai prestigiar o 11º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores Agricultoras e Familiares de Pernambuco (CETTR-PE), que acontecerá justamente de 6 a 8 de junho, no Centro de Formação Luiz Inácio Lula da Silva, em Garanhuns, no Agreste Meridional pernambucano.

“Será um evento mais simbólico, uma vez que os trabalhadores rurais não tem mais o peso que tinham na economia no tempo de Arraes”, conta uma fonte do blog.

O lema do evento será “Plantar Sonhos, Colher Esperança”. A solenidade de abertura terá delegados e delegadas de base, lideranças políticas e sindicais, nos âmbitos nacional, regional, estadual e municipais.

Este ano, o Congresso celebrará os 60 anos da FETAPE (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco).

“Vamos festejar as conquistas e firmar lutas para seguir avançando em defesa de políticas sociais para melhoraria da qualidade de vida do homem e da mulher do campo. O 11º CETTR-PE marcará a eleição da nova diretoria da FETAPE, para a gestão 2022 a 2026, atualmente presidida por uma mulher, a sertaneja Cícera Nunes, que será reconduzida ao cargo”, disse a entidade, em informe ao blog.

“Este congresso acontece em um momento bastante adverso do país com aumento do desemprego, da fome, uma pandemia que ainda não acabou. Mas somos um povo guerreiro e sabemos da nossa importância para o desenvolvimento do país. Por isso, vamos construir estratégias e diretrizes para os próximos anos que nos ajude a enfrentar esses desafios”, diz Cícera Nunes, ainda no mês passado.

Evento terá como tema “Plantar Sonhos, Colher Esperança”

“Neste contexto de desafios, pandemia e ataques à democracia o evento também reflete sobre as diversas conquistas alcançadas para a população do campo ao longo dessas seis décadas da FETAPE.

Vão ser listados; “A luta pelo fim dos conflitos agrários no campo, o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PEAAF), assessoria técnica às famílias em áreas de assentamento; inclusão dos/das trabalhadores/as no regime geral da Previdência Social; Programa Nacional de Crédito Fundiário; Programa Água para Todos; Organização de Feiras Agreocológicas; Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF); Programa Chapéu de Palha; Programa Nacional de Habitação Rural; Carteira Nacional de Habilitação Rural Gratuita, Tarifa Rural com desconto na energia elétrica, entre outras conquistas e garantias”.

Na ocasião, também haverá a Exposição Fotográfica dos 60 Anos da Fetape, tendo a curadoria da artista visual Ana Lira, que é escritora e editora de Rádio Host. A mostra conta com a exibição de 18 imagens e uma série de documentos, cartilhas, jornais, vídeos e notícias que revelam a dimensão da trajetória da instituição que é referência na luta pelos direitos dos/as trabalhadores/as rurais agricultores e agricultoras familiares de Pernambuco.

No Congresso, também será realizada a Feira de Agricultura Familiar que reunirá produtores e produtoras de todas as regiões de Pernambuco. Por fim, será lançada uma publicação que marca os 60 anos de história da FETAPE.

O evento reunirá cerca de 500 pessoas, entre delegados e delegadas de 175 sindicatos do estado, além de convidados e convidadas.

O evento tem o apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura, Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Governo de Pernambuco. Não por acaso algumas das pastas repassadas ao PT na mais recente reforma do secretariado de Paulo Câmara.

TELEFONE

(87) 9667-7054

[email protected]

Av. Antônio Pedro da Silva, 917 – Centro, Ouricuri – PE, 56200-000