EUA afirmam que 40% das tropas russas na fronteira ucraniana estão em posição de ataque A estimativa é de que a Rússia mobilizou mais de 150.000 soldados para a fronteira com a Ucrânia

US President Joe Biden delivers remarks about the situation in Afghanistan in the East Room of the White House on August 16, 2021 in Washington,DC. - President Joe Biden broke his silence Monday on the US fiasco in Afghanistan with his address to the nation from the White House, as a lightning Taliban victory sent the Democrat's domestic political fortunes reeling. (Photo by Brendan SMIALOWSKI / AFP)
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on google
Share on twitter

Mais de 40% das tropas russas na fronteira com a Ucrânia estão em posição de atacar e Moscou lançou uma campanha de desestabilização, afirmou um funcionário de Defesa dos Estados Unidos nesta sexta-feira (18).

Washington, que estima que a Rússia mobilizou mais de 150.000 soldados para a fronteira com a Ucrânia, tem observado movimentos significativos desde quarta-feira, disse o funcionário, que pediu para não ser identificado.

“Entre 40 e 50% (das tropas) estão em posição de ataque. Elas realizaram reuniões táticas nas últimas 48 horas”, completou a fonte a repórteres.

Os pontos de encontro ficam próximos à fronteira onde se concentram as unidades militares para atacar.

Moscou acumulou 125 formações táticas na fronteira com a Ucrânia, contra 60 em tempos normais. Em fevereiro chegaram a 80.

Os crescentes confrontos entre separatistas pró-Rússia e forças do governo ucraniano em Donbass, no sudeste da Ucrânia, bem como proclamações inflamadas de autoridades na Rússia e em Donbass mostram que “a campanha de desestabilização começou”, segundo o funcionário.

Os Estados Unidos insistem há semanas que a Rússia prepara um pretexto para invadir sua vizinha pró-Ocidente. A Rússia rejeita sistematicamente as acusações e exige garantias de que a Ucrânia não será incorporada à Otan.

Em 2014, a Rússia invadiu e ocupou a região da Crimeia, na Ucrânia, com o apoio de separatistas com ideias semelhantes.

TELEFONE

(87) 9667-7054

[email protected]

Av. Antônio Pedro da Silva, 917 – Centro, Ouricuri – PE, 56200-000