Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Equipe do Hemope visita Araripina para reunião com a agência transfusional

 Equipe do Hemope visita Araripina para reunião com a agência transfusional
#Compartilhe

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) continua enfrentando problemas de desabastecimento nos estoques de sangue. De acordo com a gerente de interiorização,  todos os tipos sanguíneos possuem nível crítico nas reservas da fundação.

Assim como os demais centros, o Hemope Ouricuri, que assiste principalmente a Região do Araripe, também enfrenta desabastecimento. Andreia, que é gerente de interiorização e Naiane que é a coordenadora do Hemope Ouricuri, estiveram em Araripina, numa reunião no Hospital e Maternidade Santa Maria com a equipe da agencia transfusional para falar sobre as demandas e possíveis estratégias na busca por doadores. Ambas concederam entrevista na Rádio Grande Serra FM 90,9, ao Programa Tribuna Livre 2ª Edição e falaram sobre as campanhas de conscientização a cerca da doação de sangue. Ouça a entrevista na íntegra:

 

Quem pode doar

Quem está em boas condições de saúde e tem entre 16 e 69 anos, neste último caso, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos. É preciso pesar, no mínimo, mais de 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas), alimentado e apresentar documento original, com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social). Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais e ambos devem estar munidos de documento com foto.

Para quem faz uso de medicamentos de uso continuado como ansiolíticos e depressivos podem impedir a doação por três meses até o término do tratamento. O tempo de inaptidão varia de acordo com a vida média da droga, sendo no mínimo de 14 dias. Para aqueles que fizeram tatuagem recentemente, é preciso esperar 12 meses após o procedimento para poder doar sangue novamente. Também é possível doar sangue no período menstrual.

Onde doar

No Recife, os candidatos podem comparecer ao Hemope Recife, de segunda-feira a sábado, das 7h15 às 18h30, independente de feriado. Se o doador preferir, pode agendar a sua doação através do 0800-081-1535, (de segunda a sexta) em horário comercial. A sede Recife fica localizada na Rua Joaquim Nabuco, 171, no bairro das Graças, Zona Norte da cidade.

No interior do estado

Hemope Caruaru localizado na Av. Oswaldo Cruz, S/N – Maurício de Nassau, funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 12h  e 13h30 às 17h.

Hemope Petrolina localizado na R. Pacífico da Luz, s/n – Centro, Petrolina – PE, funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30.

Hemope Garanhuns localizado na Av. Gonçalves Maia – Heliópolis, funciona na terça, quarta e quinta-feira, das 13h30 às 17h30.

Hemope Salgueiro localizado na R. Joaquim Gondim, 65, funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h.

Hemope Serra Talhada localizado na R. Joaquim Godoy, 382 – Nossa Sra. da Penha, funciona de segunda a quinta, das 7h às 9h

Hemope Ouricuri localizado na R. Ulisses Guimarães – Centro, funciona na segunda, terça, quinta e sexta, das 8h às 10h.

Hemope Arcoverde localizado na Av. Joaquim Nabuco, 418 – Centro, funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h30.

Relacionados