Em meio a impasse com Ministério da Saúde, Pernambuco já vacinou um em cada cinco adolescentes Por Portal Folha de Pernambuco

IMPA
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on google
Share on twitter

Pernambuco aplicou, até o domingo (19), 220.658 primeiras doses da vacina contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos.

Esse total corresponde a um em cada cinco adolescentes do Estado, ou 20,29% da população dessa faixa etária, estimada em 1.087.269 pessoas.

A marca foi atingida em meio ao impasse com o Ministério da Saúde sobre a vacinação de adolescentes sem comorbidades no País. Na última quinta-feira (16), a pasta federal recomendou a suspensão da imunização desse grupo.

Pernambuco, em decisões anunciadas ainda na quinta e na sexta-feira (17), anunciou que irá prosseguir com a vacinação dos adolescentes.

As decisões foram tomadas pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação, a partir de análise técnica. Os membros irão encaminhar ao Ministério da Saúde um documento para salientar a importância e a necessidade do Ministério da Saúde reconhecer o grupo de adolescentes como elegíveis para imunização.

A recomendação estadual vem porque adolescentes também têm risco de adoecimento e podem transmitir a doença. O comitê tambem alertará o órgão federal para ofertar doses de vacina para dar seguimento à campanha nos estados.

Para recomendar a suspensão da imunização dos adolescentes sem comorbidades, o Ministério da Saúde alegou justificativas como a não indicação da Organização Mundial da Saúde para a vacinação de adolescentes (algo incorreto, já que a entidade pede prioridade para grupos mais vulneráveis que ainda não receberam a vacina no mundo) e o registro de poucos ou leves sintomas em adolescentes que contraem a Covid-19.

A única vacina em uso no Brasil aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para administração em adolescentes de 12 a 17 anos é a fabricada pela Pfizer/BioNTech. As demais – AstraZeneca/Oxford, CoronaVac/Butantan e Janssen – não podem ser aplicadas no grupo.

2ª dose para quem tomou a 1ª está garantida

Para os adolescentes que já tomaram a primeira dose, a segunda aplicação, que completa o esquema vacinal, está garantida, segundo o representante da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) no Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação, Eduardo Jorge da Fonseca.

“Não temos a menor dúvida de que vamos vacinar com a segunda dose. A gente não ia fazer essa loucura, essa falta de responsabilidade, quem tomou a primeira dose pode ter certeza que irá tomar a segunda”, afirmou.

TELEFONES

(87) 3873 1857

   (87) 9 9642-7899

[email protected]

BR 316, KM 21,7 – S/N, Vila Conceição — Araripina – PE