Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Em entrevista à Rádio Grande Serra FM de Araripina, Cacá Lopes lança novo EP intitulado Fartura

 Em entrevista à Rádio Grande Serra FM de Araripina, Cacá Lopes lança novo EP intitulado Fartura
#Compartilhe

 

O araripinense, Cacá Lopes é cantor, compositor e poeta com inúmeros trabalhos de reconhecimento nacional. Iniciou sua carreira na comunicaão como radialista na Rádio Grande Serra AM em Araripina nos anos 80 onde lançou também seu primeiro disco.

Hoje é Radicado em São Paulo, desde 1985, onde fomenta sua arte de cordel e forró. O artista araripinense tem dez discos lançados, além de  coletâneas, é autor de uma centena de Folhetos de Cordéis entre os publicados estão: Hino Nacional Brasileiro em Cordel, A Invasão do Estrangeirismo, Cordéis sobre vários bairros de São Paulo, Cordel do Trava Língua, Provérbios Engraçados, O Semeador de Livros, O Que é o Forró?Palavras de origem Tupi-guarani em parceria com Josué Gonçalves, O Canto do Santo de Casa em parceria com o jornalista, músico e letrista Antonio Carlos.  Em seu currículo ainda estão livros que lançou: Cinderela em Cordel, Araripina em Cordel, Vida e Obra de Gonzagão em Cordel.

O músico pernambucano já se apresentou em várias unidades do SESC, SESI, com shows solo ou com Banda e ainda em coletivos com Cordel na Pauliceia. Já esteve nos principais programas de televisão do Brasil. Foi destaque na FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty – RJ, e em Bienais e Feiras de livros de São Paulo. Atua em escolas e universidades há 19 anos com o espetáculo Música e Cordel nas Escolas – assistido por milhares de alunos e educadores da rede pública municipal e estadual e cidades do interior paulista.

É um dos fundadores do SP Cordel, Movimento SP Forró e do Fórum Estadual do Forró. Coordena há onze anos o Sarau Bodega do Brasil. Teve recentemente alguns projetos premiados, entre eles: O projeto Cordel nas Escolas e o Encontro do Forró com o Cordel nos CEUs ambos pelo ProArt da SME – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Em tempos de pandemia do Covid-19 tem apresentado sua arte através de Lives como a MOVI.ARMostra Virtual de Artes da Secretaria de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes – SP e dos Projetos: Sertão Perifa e Sarau Viva Nordeste ambos pelo edital PROAC – da Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo. Em 2020 foi aprovado o seu projeto “Abraços e Versos – O encontro do Forró com o Cordel” pelo Programa Municipal de Fomento e Difusão do Forró em 2020.

*com informações de www.ritmomelodia.mus.br

E nesta terça feira 24/08/21, dia em que faz aniversário, Cacá Lopes concedeu uma entrevista ao Programa Tribuna Livre da Rádio Grande Serra FM 90,9 de Araripina, falando do lançamento do seu novo EP, intitulado Fartura. Ouça a entrevista na íntegra:

Relacionados