Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Educação Especial PE promove palestras sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down

 Educação Especial PE promove palestras sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down
#Compartilhe
Em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, a Educação Especial PE irá promover um evento com o tema “Síndrome de Down: faça com a gente, não pela gente” para comemorar a vida e conscientizar sobre a inclusão e a autonomia de pessoas com a deficiência. As palestras serão realizadas no sábado (18), das 8h às 14h, no auditório do Senac de Caruaru, no agreste pernambucano. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da instituição: https://educacaoespecialpe.com.br/palestra-sindrome-de-down-2023/. A entrada é 1kg de alimento não perecível.
Segundo a psicopedagoga especialista em educação especial e inclusão, Lidieri Barros, o objetivo do evento é discutir sobre o capacitismo que as pessoas com Síndrome de Down ainda sofrem socialmente e educar a população para diminuir o preconceito. “Queremos promover a conscientização da sociedade no processo de inclusão e como as pessoas com a síndrome podem chegar na vida adulta com autonomia”, explica. A psicopedagoga trabalha com o desenvolvimento e aplicações de técnicas de intervenção ,e reabilitação apropriadas para o desenvolvimento no processo de aprendizagem dos estudantes há 26 anos.
A palestra de Lidieri Barros abre o dia de conscientização com o tema: os 4 pilares da educação inclusiva da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI. São eles: 1. Aprender a conhecer; 2. Aprender a fazer; 3. Aprender a conviver e 4. Aprender a ser. Para a especialista em educação inclusiva, a estimulação precoce realizada seguindo os pilares são fundamentais para autonomia e empoderamento das pessoas com a deficiência intelectual.
O evento também pretende discutir sobre a Educação Física como uma ferramenta de inclusão, liberdade, para a melhora na autoestima e na qualidade de vida de pessoas com a deficiência. A doutora em Educação e professora da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA), Dra. Ana Zélia Belo, abordará os benefícios da prática de exercícios físicos. “São momentos como esse que podemos refletir o nosso compromisso ético como agentes de inclusão junto ao atendimento humanizado as pessoas com Síndrome de Down. Chamando a atenção da sociedade que são pessoas com o direitos assegurados para exercer sua cidadania com dignidade e que precisam sair da marginalidade social”, conta.
Para encerrar o dia de palestras, o especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Alex Duarte, abordará desde o diagnóstico de Síndrome de Down até a conquista dessas pessoas da sua própria autonomia. “Na contramão dos discursos que insistem em procurar explicações biológicas e comportamento padrão, a palestra vai nos proporcionar pensar que os limites e o preconceito com as pessoas com síndrome de Down estão nas situações culturais que nos envolvem. Precisamos pensar sobre os entraves que eles enfrentam para viver uma vida autônoma e inclusiva, e encontrar alternativas para derrubar estes obstáculos”, finaliza. Alex é responsável pelo desenvolvimento de um método de empoderamento para pessoas com deficiência intelectual no programa Expedição 21, que estimula a autonomia e a tomada de decisão na vida adulta.
SERVIÇO
A programação completa do evento está disponível no site da Educação Especial PE: https://educacaoespecialpe.com.br/. Para mais informações: (81) 31373637.

Relacionados