Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

‘É um momento histórico para mim e para todos’, diz técnica de enfermagem que recebeu 1ª dose da vacina em Pernambuco

 ‘É um momento histórico para mim e para todos’, diz técnica de enfermagem que recebeu 1ª dose da vacina em Pernambuco
#Compartilhe

Por Pedro Alves, G1 PE

A técnica em enfermagem Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, de 52 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19, em Pernambuco, nesta segunda (18). “Estou um pouco emocionada, porque isso é um momento histórico para mim e todos”, declarou, após receber a dose às 22h05 (veja vídeo acima).

Ela recebeu a dose em solenidade realizada no auditório Jaime Scherb da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade de Pernambuco (UPE), no Centro do Recife. “Só tenho que agradecer a Deus por ter dado essa oportunidade e estamos vitoriosos diante dessa situação. Parabéns a todos”.

A primeira dose da CoronaVac foi aplicada horas depois do primeiro lote do imunizante, contendo 270 mil doses, chegar ao Recife, na noite desta segunda. O avião com o carregamento aterrissou no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre às 19h29.

Perpétua mora no Ibura, na Zona Sul do Recife, e trabalha há 30 anos no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Centro, sendo 25 anos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Mesmo atuando na linha de frente, ela não foi infectada.

Depois de ser imunizada, ela disse recebeu do chefe da UTI do Hospital Oswaldo Cruz o convite para ser a primeira contemplada pela vacina.

“Foi uma mistura de alívio e felicidade. Missão cumprida, representando todo mundo da área de saúde”.

Ainda na solenidade, Perpétua aconselhou que todos tomem a vacina. “Vai dar tudo certo. As pessoas devem se sensibilizar. É um passo para agente se libertar dessa prisão”, declarou.

O hospital onde a primeira pessoa imunizada de Pernambuco trabalha é referência para o tratamento de doenças infectocontagiosas e recebeu os primeiros casos suspeitos e confirmados da doença no estado.

A vacinação, simbólica, ocorreu no auditório do Huoc e foi transmitida pela internet. Participaram da solenidade o governador Paulo Câmara (PSB), a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB), além do secretário de saúde, André Longo.

Depois de Perpétua, a solenidade continuou com mais vacinação. Ao todo, os técnicos imunizaram dez pessoas, entre elas a indígena Penha Atikum. Eram médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais de saúde.

A fisioterapeuta Tatiana Vasconcelos trabalha na UTI de doenças infectoparasitárias do Huoc há cinco anos. Moradora da Mangueira, na Zona Oeste do Recife, ela decidiu sair de casa para minimizar a exposição dos familiares à doença. Agora, está vacinada.

“Tenho 11 anos de formada, cinco anos de UTI e nunca vou conseguir descrever para as pessoas o que a gente viveu nesses meses. Nós perdemos muitas batalhas, muitos momentos tristes, mas também tivemos muitas vitórias”, declarou. Ela contou que foram momentos de alegria e muita angústia.

“Cada paciente que saiu a gente se alegrou. Perdi um tio é uma tia com Covid, mas moro com minha avó, muito idosa, e passei cinco meses fora de casa, longe da minha mãe, meu pai, meu irmão, para tentar minimizar essa exposição. Perdi dia das mães, passei meu aniversário sozinha. São meses difíceis, de esgotamento físico e mental”, disse.

O governador Paulo Câmara disse que, apesar de ter sido iniciada a vacinação, ainda é preciso ter cuidado com as medidas de prevenção e cobrou do governo federal a definição das próximas distribuições de doses.

“Nós precisamos, ainda, ter muito cuidado. Precisamos, ainda, de definições. Sobre os próprios lotes de vacinas a serem enviadas aos municípios brasileiros. Precisamos da definição das próximas etapas e datas para nos planejarmos melhor e fazer tudo que tem que ser feito. Isso faz parte do plano nacional de imunização”, disse Paulo Câmara.

Municípios

O governo informou, na noite desta segunda (18), que as doses da vacina serão distribuídas aos 184 municípios de acordo com a quantidade de moradores. Os responsáveis pelas administrações devem retirar o imunizante nas 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), a partir de terça (19).

As medidas foram definidas durante reunião entre gestores do estado e dos municípios. Ao todo, 135 pessoas participaram do encontro.

Relacionados