Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

É estável quadro de adolescente de 14 anos submetida a transplante de fígado por suspeita de hepatite grave de causa desconhecida, diz hospital

 É estável quadro de adolescente de 14 anos submetida a transplante de fígado por suspeita de hepatite grave de causa desconhecida, diz hospital
#Compartilhe

Por Priscilla Aguiar, g1 PE

É estável o quadro de saúde da menina de 14 anos que passou por um transplante de fígado, na sexta (20), após o órgão entrar em falência. A adolescente, natural de Ibimirim, no Sertão, está ente os cinco pacientes de Pernambuco com suspeita de hepatite grave de causa desconhecida. A jovem está internada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), onde a cirurgia foi feita.

Em 27 de abril, diante do misterioso surto de hepatite em crianças na Europa e nos Estados Unidos (EUA), o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs-PE) emitiu nota de alerta e orientou toda a rede de saúde, incluindo unidades públicas e privadas, a fazer a notificação ao Ministério da Saúde.

Por telefone, o Ministério da Saúde informou que foi notificado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco e que o caso da adolescente está em investigação.

De acordo com a equipe médica, o quadro clínico dela apresenta boa evolução. Por nota, o Huoc lembrou que, quando o transplante foi feito, a paciente já estava em estado de coma.

A paciente, que não teve o nome divulgado oficialmente, ainda não tem previsão de alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTÏ). Os médicos informaram que os exames laboratoriais da adolescente mostram que o fígado, assim como os demais órgãos, já funcionam adequadamente.

“Está acordando. Não precisa de medicamento para manter pressão. A equipe está otimista na expectativa de que a paciente evolua para a extubação até amanhã [domingo, 22] e que retome completamente a sua consciência”, informou, na nota.

Pernambuco contabiliza, até o momento, seis notificações da doença, sendo um caso já descartado e cinco em investigação.

Relacionados