Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Dom Fernando Saburido envia carta de renúncia ao Papa

 Dom Fernando Saburido envia carta de renúncia ao Papa
#Compartilhe

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, anunciou que se prepara para deixar o cargo que ocupa há quase 13 anos. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (10), dia em que ele completou 75 anos. Em um comunicado gravado, Saburido fez um relato pessoal da sua trajetória e disse que formalizou o pedido de renúncia em uma carta ao Papa Francisco. “Hoje, rendo graças a Deus por ter me conduzido até aqui, apesar de minha indignidade. Tenho minha consciência em paz de que, nas três missões confiadas a minha pequenez, tudo fiz para dar o melhor de mim mesmo, buscando sempre priorizar a vontade de Deus e da igreja”, declarou.

Ele contou que o Código de Direito Canônico prevê que os bispos que chegam a essa idade apresentem a renúncia ao pontífice, que, “ponderando todas as circunstâncias, tomará providências”. O arcebispo explicou que a renúncia não significa a saída imediata do cargo. “O santo padre, o papa, precisa primeiramente aceitar a renúncia, depois tudo é encaminhado para uma nunciatura e começa, então, o processo para a escolha do sucessor e, até a posse do sucessor, o bispo fica a serviço daquela igreja particular, continuando, portanto, a sua tarefa, a sua missão”, afirmou Saburido.

No vídeo, ele agradeceu a todos que o acompanharam. “Que Deus abençoe a todos vocês e me dê forças pra que eu possa continuar fazendo o máximo pelas ovelhas que, a mim, foram confiadas. Muito obrigado”, declarou. No dia 21 de maio, Dom Fernando Saburido esteve com o papa Francisco no Vaticano, na Itália, em uma audiência com os bispos da Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Após as fortes chuvas de atingiram Pernambuco, Saburido encaminhou uma carta pedindo a ajuda do pontífice, que enviou uma doação de 30 mil euros, o que equivale, em cotação atual, a mais de R$ 150 mil. No domingo (5), o papa Francisco anunciou que fez uma oração pelas vítimas das enxurradas e deslizamentos em Pernambuco.

Relacionados