Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Diplomação de Raquel Lyra e Priscila Krause abre alas para gestão inédita em Pernambuco

 Diplomação de Raquel Lyra e Priscila Krause abre alas para gestão inédita em Pernambuco
#Compartilhe

Primeira mulher eleita para o Executivo estadual pernambucano, Raquel Lyra (PSDB) foi diplomada governadora em cerimônia realizada nesta segunda-feira, no Teatro Guararapes, em Olinda, Região Metropolitana. Na ocasião, a tucana prometeu um governo de “pontes, nunca de muros”, a favor de um estado “menos desigual e inclusivo”. Durante sua fala, Raquel também exaltou a vice-governadora eleita, Priscila Krause (Cidadania), ea primeira senadora de Pernambuco, Teresa Leitão (PT). Durante a solenidade, a ausência de Paulo Câmara (PSB) causou estranhamento, tendo sido representado pela atual vice-governadora, Luciana Santos (PCdoB).

“No nosso país Pernambuco serei a governadora que irá construir pontes, nunca muros”, declarou Raquel Lyra durante seu discurso no ato de diplomação dos candidatos e candidatas eleitos e reeleitos nas eleições deste ano. Pontes que também se estenderão a Brasília, com o intuito de fortalecer diálogos com o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como fez questão de mencionar.  “Pontes com (…) o Governo Federal do presidente eleito Lula, com os princípios representados pelos prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras que se encontram aqui”, continuou.

Primeira mulher eleita para o governo de Pernambuco, Raquel Lyra foi bastante ovacionada pelos parlamentares, amigos e familiares que se fizeram presente durante o ato de diplomação. Buscando partilhar aquele momento com Priscila Krause, Raquel a convidou para subir ao palco e ficar ao seu lado enquanto discursava também acompanhada de seus dois filhos, João e Fernando.  “Seremos nós as governadoras de todos os pernambucanos e todas as pernambucanas”, ressaltou Raquel. “Precisamos nos reencontrar nas oportunidades, propor e executar politicas públicas que dialogam e mudam de verdade a vida das pessoas”.

 Ausência 

Um episódio que causou estranhamento durante o evento foi a ausência do atual governador de Pernambuco, Paulo Câmara, representado pela vice-governadora Luciana Santos. Nos bastidores, aliados de Raquel afirmavam que Câmara não havia participado para evitar encontros com a governadora eleita. Questionada sobre o assunto pela reportagem do Diario, Raquel desconversou e teceu elogios à presença de Luciana Santos. “Ele (Paulo Câmara) que tem que justificar. Na verdade, se fez presente o governo de Pernambuco através da vice-governadora, Luciana Santos,  por quem tenho respeito e que tem executado sua missão e que esteve aqui hoje cumprindo seu papel”, disse.

Olinda, PE, 19/12/2022 – DIPLOMAÇÃO – Na tarde desta segunda-feira (19) ocorreu no centro de convenções em Olinda (PE) a diplomação das eleições de 2022. Fotos: Rafael Vieira.

Além de Raquel e Priscila, também foram  diplomados (as) parlamentares eleitos (as) nas eleições do dia dois de outubro, como  a primeira mulher a representar Pernambuco no Senado, Teresa Leitão (PT), 49 deputados (as) estaduais e 25 deputados (as) federais. Dentre os nomes que compuseram a mesa solene estavam o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), o desembargador André Guimarães; Luciana Santos; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado federal eleito Eriberto Medeiros (PSB); o prefeito do Recife, João Campos (PSB), representando os prefeitos municipais, entre outros.

Relacionados