Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Dia da Natureza, dos Animais e do Cachorro: você sabe o que essas datas possuem em comum? Celebrações são inspiradas no Dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais e da natureza

 Dia da Natureza, dos Animais e do Cachorro: você sabe o que essas datas possuem em comum?  Celebrações são inspiradas no Dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais e da natureza
#Compartilhe

Nesta terça-feira (4) é comemorado o Dia de São Francisco de Assis. O santo católico, protetor dos animais e da natureza, tem sua celebração tomada como inspiração para outras efemérides: o Dia dos Animais, Dia da Natureza e Dia do Cachorro, festejados todos na mesma data. A marcação no calendário visa a promover conscientização sobre a importância do respeito e cuidado com a natureza e com os bichinhos.

O amor de São Francisco, pelo que chamava de “obras de Deus”, irradiava para todas as existências na Terra,  Ao abrir mão de sua fortuna, ele se dedicou aos animais, ao meio ambiente e aos leprosos. Sua principal característica comoo espelho religioso é a humildade, por isso, também é conhecido por ser o santo dos pobres.

Dia da Natureza
Em referência a São Francisco de Assis, o Dia da Natureza propõe métodos sustentáveis de utilização do meio ambiente. O santo é padroeiro da ecologia, ciência que  estuda a interação entre os seres vivos e o meio ambiente que os cerca. Para celebrar a data, ações contra o impacto ambiental da sociedade, como não usar carro ou plantar uma árvore são propostas comuns.

Pela história de ligação com a natureza, o santo é considerado padroeiro do meio-ambiente e dos animais Pela história de ligação com a natureza, o santo é considerado padroeiro do meio-ambiente e dos animais. Foto: Jrvclicks/Pixabay

Dia dos Animais
São Francisco de Assis é também padroeiro dos animais. Durante sua vida, ele pregou que bichos de todas as espécies merecem tantos cuidados quanto as pessoas.

Por isso, a data considera os direitos dos animais selvagens e domésticos. A celebração ganhou maior visibilidade após a Declaração Universal dos Direitos dos Animais – criada pela Unesco, em 1978. O documento, que se divide em 14 artigos, determina que humanos devem proteger e respeitar os bichos de outras espécies. De acordo com o texto, todos os animais devem viver em condições próprias para a sua espécie.

Atualmente, leis garantem maior proteção aos animais, e maus-tratos podem ser denunciados diretamente à polícia, ligando para o 190. Abandonar animais domésticos nas ruas, envenenar, mutilar, ferir, capturar espécies silvestres, forçar os bichinhos ao cansaço extremo, não dar comida e água diariamente e não protegê-los do sol, do frio ou da chuva são exemplos de maus-tratos. A Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605) determina uma pena de dois a cinco anos para quem maltratar animais.
Cachorro e gatoMinistério do Meio Ambiente/Divulgação

Dia Nacional do Cachorro
Também em memória ao santo padroeiro dos animais, o Dia Nacional do Cachorro tem como principal intuito trazer maior conscientização da população com relação aos cães que vivem em situação de vulnerabilidade. Todos os cuidados com relação ao animal, já presente no cotidiano de tantos brasileiros, são também lembrados no Dia de São Francisco de Assis.

Outra data para o melhor amigo do homem é o dia 26 de agosto, Dia Internacional do Cachorro.

Bênção
Em Pernambuco, paróquias dedicadas a São Francisco de Assis festejam a data e realizam a bênção dos animais.

Relacionados