Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Deputado Federal, Túlio Gadêlha, cumpre agenda do PDL do Gesso no Araripe e visita HMSM em Araripina

 Deputado Federal, Túlio Gadêlha, cumpre agenda do PDL do Gesso no Araripe e visita HMSM em Araripina
#Compartilhe

FOTO: Diego Medeiros

O Deputado Federal por Pernambuco, Túlio Gadêlha, esteve na Região do Araripe no último final de semana, para tratar, entre outros temas, do Plano de Desenvolvimento Local (PDL) Gesso 2030.

O PDL traz diretrizes de promoção do trabalho decente e melhoria das condições de vida no maior polo gesseiro do mundo, situado no Sertão do Araripe, e é fruto de um trabalho desenvolvido pelo GT – integrado por representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Pacto Global – desde 2018. A parceria, que começou com uma pesquisa de campo nos cinco principais municípios produtores da atividade gesseira, desencadeou uma série de ações na região desde então.

Ao longo dos últimos três anos, foram produzidos relatórios situacionais da cadeia produtiva do gesso, bem como documentários, além da articulação de mesas de diálogo com atores tripartites e formação do GT do Gesso 2030, composto por construtoras e incorporadoras brasileiras, sindicato de produtores de gesso e outras organizações.

Túlio, que é 2º Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, discutiu com gestores da região sobre um termo de compromisso em relação às práticas de trabalho no pólo.

Em Araripina, o deputado visitou o Hospital e Maternidade Santa Maria, onde o mesmo tem emendas destinadas para equipamentos importantes para estruturação da UTI. Ainda no domingo, acompanhou as Irmãs Fátima e Luiza até o prédio, cedido pelo governo do estado a pedido da Deputada Roberta Arraes, onde deve ser implantado o Hospital Regional de Oncologia e recebeu das Irmãs, o pedido oficial de destinação de emenda para reforma desse prédio.

Nossa equipe de reportagem esteve no Hospital e Maternidade Santa Maria e conversou com Túlio Gadêlha que falou, entre outros assuntos, da importância do trabalho das Irmãs Medianeiras da Paz pela saúde da região. Ouça a entrevista na íntegra:

 

 

Relacionados