Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Danilo garante o Ganhe o Mundo aos professores e programa de formação de gestores em Educação

 Danilo garante o Ganhe o Mundo aos professores e programa de formação de gestores em Educação
#Compartilhe

O candidato a governador Danilo Cabral (PSB) participou, nesta quinta-feira (25), de uma plenária onde colheu sugestões e propostas para implantar na educação de Pernambuco a partir do próximo ano. Falando para a plateia do Teatro Boa Vista, formada por professores, educadores, trabalhadores em educação, representantes de sindicatos, militantes da educação e estudantes, o socialista garantiu que, a partir de 2023, os docentes da rede estadual de ensino poderão usufruir do programa Ganhe o Mundo, iniciativa proporciona intercâmbio cultural de alunos das escolas estaduais em outros países. Por outro lado, Danilo também assegurou que seu governo vai oferecer um programa de qualificação em gestão para formar novos gestores educacionais para a rede. Também participaram do encontro a candidata ao Senado, Teresa Leitão (PT), da candidata a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB), e postulantes a deputados federal e estadual.

“O nosso governo vai dar a oportunidade para que os possam fazer um intercâmbio fora do país e se capacitarem ainda mais. É uma ação inovadora que, a partir de 2023, passa a valer para todos os docentes em nossa rede estadual de ensino”, assegurou Danilo Cabral, sendo bastante aplaudido pela plateia. “Com essa novidade, a gente quer garantir o direito aos professores de poder vivenciar a mesma experiência que muitos alunos da nossa rede estadual de ensino estão vivendo, dando a oportunidade de que os profissionais se capacitem ainda mais para ir para as salas de aula”, completou.

Como forma de ampliar a participação de educadores e trabalhadores em educação nos espaços de liderança nas unidades escolares, Danilo Cabral prometeu que vai promover uma “radicalidade democrática” na educação, com a implantação de um programa de formação de gestores. “A gente vai ampliar os espaços de discussão, de diálogo, fortalecer os conselhos escolares e o processo de eleição dos gestores, vinculando metas educacionais. Para isso, vamos oferecer um programa de formação de gestão para garantir mais qualidade nas escolhas dos futuros gestores e que, nas escolas, eles tenham eficiência nas salas de aula”, explicou o candidato a governador.

Reconhecendo os avanços na educação de Pernambuco e a valorização dos profissionais que atuam na área nos últimos anos, Danilo Cabral destacou o compromisso da Frente Popular com a pauta educacional. Para tanto, frisou que o Governo do Estado aumentou em 35% o piso salarial dos professores com desdobramento em todas as faixas, atualizou o Bônus de Desempenho Educacional (BDE), implantado ainda na gestão Eduardo Campos, pagou os precatórios do Fundeb, bem como outras realizações.

À plateia, Danilo Cabral reforçou ainda o compromisso em universalizar o ensino profissionalizante em Pernambuco, estendendo para todas as cidades a implantação de escolas técnicas, bem como criar o programa Embarque Digital no estado, oferecendo bolsas em cursos superiores em programação.

Relacionados