Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Danilo Cabral vai promover a transformação digital nos serviços públicos de Pernambuco

 Danilo Cabral vai promover a transformação digital nos serviços públicos de Pernambuco
#Compartilhe

Conectando Pernambuco às novas tecnologias e tendências utilizadas em todo o mundo, permitindo desburocratizar processos e agilizar a entrega de serviços aos cidadãos com mais qualidade e eficiência, o candidato a governador Danilo Cabral, da Frente Popular, garantiu que vai promover um profundo processo de transformação digital da máquina pública estadual. Ele explicou, durante participação no podcast Fala Ordinário, nesta segunda-feira (29), que a incorporação de novas tecnologias na estrutura pernambucana vai ajudar quem deseja empreender no estado e gerar empregos e oportunidades, ao mesmo tempo que facilita a vida dos cidadãos para acessar políticas públicas, como na saúde e na educação.

Para que essa medida se torne realidade, como vem sendo implementada na gestão do prefeito do Recife, João Campos, Danilo informou que vai chamar os setores produtivos para contribuir nesse processo de transformação. “Nós vamos revisitar o nosso modelo de gestão implantado em Pernambuco para dar um salto de qualidade, aproximando o estado do cidadão. É transformar digitalmente não pelo olhar de quem está dentro. Vamos chamar os setores produtivos, ver quais são os gargalos, verificar os fluxos, monitorar e dar velocidade aos cidadãos“, informou o candidato, salientando o interesse de seu governo em garantir infraestrutura de fibra óptica para dar conectividade ao estado e colocar Pernambuco em novo patamar de desenvolvimento.

Em uma frente de trabalho, Danilo destacou que a transformação digital dos serviços públicos estaduais envolverá a revisão de processos já existentes, como expedição de alvarás, a concessão de licenças por parte de órgãos estaduais, a exemplo do Corpo de Bombeiros e da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), para funcionamento de empreendimentos, dentre outras medidas. “A transformação digital é uma marca que nós queremos incorporar porque essa é uma tendência no mundo e não podemos conviver com um estado analógico, em todos os espaços“, afirmou o candidato.

Por outro lado, Danilo assegurou que essa medida vai incorporar novas tendências nos serviços prestados à população, a exemplo da telemedicina. “O mundo está usando a telemedicina e a gente tem o legado da pandemia que não era usado antes. A gente precisa chegar a medicina no interior que, se colocar pontos de telemedicina, você resolve a vida das pessoas. Isso exige transformação digital“, justificou.

Já na área da educação, Danilo pretende incluir na matriz curricular escolar a obrigatoriedade de conteúdos em tecnologia e noções básicas em programação, de modo a preparar os estudantes da rede estadual de ensino para o mercado da economia do conhecimento. “Na educação, vamos levar para as escolas a questão de tecnologia e programação para dentro da matriz escolar. Se colocamos isso na matriz curricular, o aluno sai da escola sabendo fazer isso. Não podemos admitir o analfabetismo digital“, apontou.

Relacionados