Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Curso de cuidadores de idosos da Alepe supera expectativas e procura chega a mais de 100 inscritos

 Curso de cuidadores de idosos da Alepe supera expectativas e procura chega a mais de 100 inscritos
#Compartilhe

De um lado uma área carente de profissionais qualificados, do outro um amplo mercado a ser conquistado para atender as necessidades das pessoas da terceira idade. Para preencher essa lacuna e gerar oportunidades de emprego, a Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) iniciou nesta terça-feira (11) o curso gratuito de cuidadores de idosos. A proposta inicial de abrir até 40 vagas superou as expectativas e, diante da grande procura, fechou com 157 alunos.

O lançamento oficial aconteceu nesta quarta, de forma presencial, no auditório Ênio Guerra, da Alepe. No espaço completamente lotado, o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB), afirmou que o curso é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem está no mercado e, aos que buscam uma ocupação, a chance de se profissionalizar para atender de maneira humanizada o cidadão.

“Essa é uma forma de abrir as portas da Alepe, aproximando o Legislativo da população, de forma que possamos agir como um instrumento de transformação na vida dos pernambucanos. O curso vai garantir a oportunidade para que muitas pessoas possam ingressar no mercado de trabalho, se capacitando adequadamente para auxiliar pessoas que possuam limitações e fragilidades em função da idade avançada”, afirmou.

A empreendedora na área de vendas, Janaína Figueiredo, viu no curso uma oportunidade de voltar ao mercado e experimentar uma nova área de trabalho. “Estou em busca de novos horizontes e vi no curso uma oportunidade de ter uma nova profissão numa área que é tão carente. É preciso se qualificar para cuidar de maneira certa das pessoas, principalmente as idosas que, com o passar do tempo, passam por limitações”, disse.

Janaína comentou, ainda, que se surpreendeu com a qualificação dos professores e com o fato de o curso ser gratuito. “O país passa por uma crise enorme de desemprego. Espero que o curso crie oportunidades para as pessoas que não têm experiência na área, mas muita vontade de aprender e ajudar o próximo”, enfatizou.

Para o Superintendente da Escola do Legislativo, José Humberto Cavalcanti, um curso de cuidador de idosos atende à necessidade de preparar profissionais para cuidar dessa parcela da população que precisa cada vez mais de atenção. “Um dos nossos objetivos é o de contribuir para a dignidade da pessoa idosa. O outro é proporcionar capacitações de qualidade para oferecer oportunidade de empregabilidade”, enfatizou.

Conteúdo

O curso terá 60 horas/aula, sendo 40 delas remota. O curso inclui disciplinas como Ética Profissional no Cuidado com Idosos, Noções de Anatomia Humana, Fisiologia do Envelhecimento, Envelhecimento humano (psiquismo na 3ª idade, atividades diárias, sexualidade na 3ª idade, nutrição e hidratação do idoso, higiene oral e corporal, sono e repouso, administração de medicamentos, prevenção de lesão, locomoção), noções básicas de curativos, entre outras. As aulas serão ministradas por profissionais das áreas de enfermagem, psicologia e serviço social.

Relacionados