COVID-19: PERNAMBUCO ESTÁ ENTRE OS ESTADOS MAIS EFICIENTES NO USO DAS VACINAS

WhatsApp_Image_2021-08-09_at_162849
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on google
Share on twitter

Pernambuco figura entre os Estados com maior eficiência na aplicação das doses recebidas das vacinas contra a Covid-19. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), Pernambuco utilizou 82% dos imunizantes, ocupando a 4º colocação no país, juntamente com o Paraná. A análise levou em consideração a proporção de doses distribuídas e aplicadas até o último domingo (08.08).

“Pernambuco sempre foi um dos primeiros Estados atingir meta em campanhas nacionais. Para isso, contamos com o apoio da população, empenho dos municípios e com a disponibilidade de doses de vacinas, encaminhadas pelo Ministério da Saúde, para dar seguimento às ações. Nesta campanha contra a Covid-19, vivenciamos diversos desafios, mas estamos esperançosos para continuar avançando, principalmente com a expectativa de continuarmos recebendo um bom fluxo de vacinas e com a compensação prevista pelo órgão federal para as próximas entregas no Estado”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O gestor lembra que o Ministério da Saúde, juntamente com os Conselhos de Secretários de Saúde (Conass) e Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), decidiu fazer uma compensação gradual dos quantitativos de vacinas para Estados que receberam menos doses, proporcionalmente a sua população total a ser vacinada. Na última coletiva de imprensa, Longo ressaltou que “a partir das próximas entregas, deverão ser equiparadas as coberturas vacinais entre os Estados de acordo com a população, sendo, então, compensados aqueles que vinham recebendo menos doses proporcionalmente, como era o caso de Pernambuco”.

O secretário ainda lembra que, com mais doses à disposição, os municípios precisam continuar otimizando o uso do imunizante e, principalmente, dando celeridade ao processo vacinal, realizando ações diversas para atender toda a complexidade do seu território. “Montamos uma operação logística eficiente, com a entrega das vacinas em até 12h após a chegada no Estado e continuamos acreditando na capacidade dos gestores municipais de fazerem uma campanha de sucesso. Mas também precisamos da adesão do público, que deve buscar sua dose assim que abrir para sua faixa etária. Todas as vacinas da campanha são seguras, aprovadas pela Anvisa e utilizadas em diversos países. E a melhor sempre será aquela que está disponível no momento”, ratifica.

TAXA DE MORTALIDADE – Pernambuco continua mantendo a segunda menor taxa de mortalidade em decorrência do novo coronavírus no Brasil em 2021, ficando atrás apenas do Maranhão. O ranking é publicado semanalmente pela Organização Panamericana da Saúde (Opas).

“Estamos conseguindo evitar mortes com o avançar da vacinação e também a partir de todas as medidas sanitárias que tomamos ao longo desse ano. Conseguimos estruturar a maior rede de UTI para a Covid-19 do Norte, Nordeste e Centro-Oeste,. Implementamos medidas rígidas em períodos de alta nos indicadores, montamos um plano de convivência a partir do olhar de diversas áreas e especialistas e continuamos, permanentemente, orientando a população sobre a manutenção das medidas não farmacológicas, como o uso de máscara e a higienização das mãos. A pandemia ainda não acabou, por isso precisamos nos manter atentos e conscientes dos nossos atos para evitar novos casos e mortes”, pontua o secretário André Longo.

TELEFONE

(87) 9667-7054

[email protected]

Av. Antônio Pedro da Silva, 917 – Centro, Ouricuri – PE, 56200-000