Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Coração de Dom Pedro I é recebido com honras de chefe de Estado para o bicentenário da Independência

 Coração de Dom Pedro I é recebido com honras de chefe de Estado para o bicentenário da Independência
#Compartilhe

O coração de Dom Pedro I chegou na manhã desta segunda-feira (22) a Brasília transportado por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A relíquia, recebida e tratada na Base Aérea com honras de chefe de Estado, deixou Portugal, pela primeira vez, em 187 anos.

A chegada do coração de Dom Pedro I é considerada o ponto alto das comemorações do bicentenário da Independência. As negociações com Portugal, que começaram no início do ano, foram difíceis, pois havia preocupação com uma eventual danificação do órgão.

O coração desembarcou de uma aeronave VC-99 do Grupo de Transporte Especial (GTE), acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira. Da base aérea, o coração foi levado até o Itamaraty.

Na terça-feira (23), o coração de Dom Pedro I será recebido no Palácio do Planalto por Jair Bolsonaro. A expectativa é que o presidente faça um discurso de boas-vindas.

No mesmo dia, haverá uma cerimônia, no Palácio Itamaraty, com a presença do corpo diplomático estrangeiro. O coração ficará em exposição ao público, até o próximo dia 5 de setembro, em sala especialmente preparada para recebê-lo.

O imperador Dom Pedro I faleceu em 1834. Seus restos mortais estão sepultados na cripta imperial, localizada no Parque da Independência, em São Paulo. Já o coração permanecia guardado na capela-mor da Igreja de Nossa Senhora da Lapa, sob responsabilidade da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, no Porto, em Portugal.

Relacionados