Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Confira os 10 principais fatos que marcaram a cultura e a gastronomia em 2021

 Confira os 10 principais fatos que marcaram a cultura e a gastronomia em 2021
#Compartilhe

Por Folha de Pernambuco30/12/21 às 07H00 atualizado em 30/12/21 às 07H07

O ano de 2021 foi de retomada nos setores da cultura e da gastronomia. Ainda com uma série de restrições, bares e restaurantes começaram a reabrir as portas, assim como shows, espetáculos teatrais e outros eventos voltaram às agendas dos pernambucanos. No mundo do entretenimento, perdas de nomes queridos pelo público, mudanças na grade da TV aberta e um BBB movimentado repercutiram nas redes sociais. Já no setor gastronômico, o cuscuz virou assunto do momento e novas tendências chegaram aos pratos dos consumidores. Para relembrar tudo o que aconteceu, confira os principais fatos do ano:

 

1 – BBB 21 realiza a versão mais longa da história do reality

A 21ª edição do Big Brother Brasil foi a mais longa da história do reality show, com cem dias de confinamento, e quebrou alguns recordes. Juliette Freire venceu a temporada com 90,15% dos votos, maior porcentagem em uma final tripla e para uma campeã feminina. Já a cantora Karol Conká, quarta eliminada, teve a maior rejeição da história, com 99,17%. Nas redes sociais, o programa estimulou debates sobre assuntos como cultura do cancelamento, xenofobia e violência psicológica, além de jogar para o estrelato alguns dos seus participantes, como Juliette e o pernambucano Gil do Vigor.

2 – Carnaval cancelado em Pernambuco

Assim como na maioria das cidades brasileiras, o Carnaval foi cancelado em Pernambuco em razão da pandemia da Covid-19. No lugar do tradicional carnaval de rua que sempre levou milhões de pessoas ao Recife e Olinda, ruas e ladeiras desertas. No dia 28 de janeiro, o Governo de Pernambuco anunciou o cancelamento do feriado, proibindo shows musicais. Nessa época, Pernambuco somava mais de 10.000 mortes pela Covid-19. A não realização da festa gerou grande impacto sobre a economia criativa (a cadeia produtiva da música e eventos, artistas, trade turístico, entre outros).

Segundo a Secretaria de Turismo (Setur-PE), o Carnaval havia movimentado R$ 2,3 bilhões na esconomia de Pernambuco no ano anterior. Sem perspectiva de trabalho, muitos músicos precisaram vender seus instrumentos. A crise econômica no setor só foi amenizada após a aprovação dos auxílios emergenciais da lei Aldir Blanc e alguns incentivos de prefeituras e do Governo do Estado.

Praça do Marco Zero vazia durante o carnaval

3 – Alec Baldwin dispara acidentalmente e mata diretora de fotografia

Durante as gravações do filme ‘Hust’, em outubro desde ano, o ator e produtor do longa,  Alec Baldwin disparou acidentalmente uma arma cinematográfica que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins. Semanas após o ocorrido ele comentou que a tragédia foi a pior coisa que aconteceu em sua vida e negou ter feito os disparos. Baldwin resolveu cancelar alguns projetos e também foi processado por negligência.

O indicente abalou o mundo cinematográfico e outros atores como Dwayne “The Rock” Johnson prometeram não utilizar mais armas reais em filmagens.Em uma entrevista de 47 minutos disponível no Star+, Alec fala sobre a tragédia no set de filmagem, como conheceu a diretora Halyna Hutchins, além de outros detalhes de como aconteceu o acidente.

Alec BaldwinAlec Baldwin

4 – Paulo Gustavo, Tarcísio Meira, Marília Mendonça e outros nomes que a cultura perdeu

O ano de 2021 registrou muitas perdas na área cultural, nomes de peso do setor deixaram “órfãos” palcos, teatros e televisão, entre eles: os atores Paulo Gustavo, Tarcísio Meira e Sérgio Mamberti, o programador e cineasta pernambucano Geraldo Pinho, o maestro Rafael Garcia e os cantores Agnaldo Timóteo, Genival Lacerda, Augusto César e Marília Mendonça.

Marília, aos 26 anos, morreu em um acidente aéreo em 5 de novembro, na cidade mineira Piedade de Caratinga. A tragédia, que comoveu todo o País, resultou também na morte do produtor Henrique Ribeiro, do tio e assessor da cantora, Abicieli Silveira Dias Filho, do piloto e do co-piloto da aeronave.

O ator Paulo Gustavo e a cantora Marília Mendonça, dois jovens talentos, faleceram em 2021 Paulo Gustavo e Marília Mendonça – Fotos: arquivo

5 – Faustão, Tiago Leifert, Lázaro Ramos e outros artistas deixam a Rede Globo

Fausto Silva deixou a TV Globo, após 32 anos de contrato e já prepara um novo programa na Band. A saída do apresentador, que aconteceria apenas no final do ano, acabou sendo antecipada, o que provocou uma verdadeira dança das cadeiras na sua antiga emissora. Luciano Huck foi escalado para ocupar os domingos, no lugar de Faustão, enquanto Marcos Mion assumiu o “Caldeirão”, aos sábados. Outros nomes, como Tiago Leifert, Lázaro Ramos, Ingrid Guimarães, Camila Pitanga e Grazi Massafera também abandonaram a Globo, além de Camila Queiroz, que teve seu contrato rompido antes da finalização da novela “Verdades Secretas 2”.

Faustão deixou os domingos da Globo e foi contratado pela Band
6 – Personalidades eleitas para a Academia Brasileira de Letras 

Neste ano, novas personalidades foram eleitas para as cadeiras da Academia Brasileira de Letras. A atriz Fernanda Montenegro é a nova ocupante da cadeira 17, sucedendo o acadêmico e diplomata Affonso Arinos de Mello Franco, falecido no dia 15 de março de 2020. Recebendo 32 votos, a atriz é segundo o Presidente da ABL,o Acadêmico Marco Lucches, ”um dos grandes ícones da cultura brasileira. Intelectual engajada e sensível leitora do real”. Outro novo ocupante é o cantor Gilberto Gil. O baiano, que ocupa a cadeira de número 20 da Academia, recebeu 21 votos a favor.

Já para ocupar a cadeira de número 39, que pertenceu ao vice-presidente Marco Maciel, foi eleito o romancista e advogado recifense José Paulo Cavalcanti, também com 21 votos. O presidente da ABL declarou que José Paulo entra para a Academia ”com o passaporte da literatura. Ou talvez com mais de um documento, se considerarmos os heterônimos de Pessoa (Fernando Pessoa, escritor), que assombram e iluminam o novo acadêmico eleito”. Além de prestigiado jurista, José Paulo Cavalcanti é pesquisador da vida e obra do escritor português Fernando Pessoa.

Gilberto Gil, Fernanda Montenegro e José Paulo CavalcantiGilbero Gil, Fernanda Montenegro e José Paulo Cavalcanti – Fotos: Divulgação

7 – Pernambuco retoma os eventos presenciais

Após o cancelamento do Carnaval e do São João em Pernambuco, e as consequências econômicas que as medidas sanitárias trouxeram para os trabalhadores da cultura, também a melhora dos índices de vacinação e redução das mortes pela Covid-19, o Governo de Pernambuco elaborou um protocolo que possibilitou a volta gradual dos eventos – em julho os eventos sociais foram autorizados, bem como os corporativos para até 100 pessoas. No final de agosto, pedidos para eventos com shows, inicialmente para até 1.200 pessoas. foram permitidos.

A apresentação de Alceu Valença para 2.500 pessoas, no Classic Hall, marcou a retomada de grandes eventos no Estado. A casa de shows esteve fechada desde o início da pandemia, em 2020. O último decreto sobre a realização de eventos ampliou o público para 7.500 pessoas ou 50% da capacidade do espaço. Além disso, estabelecimentos com capacidade para mais de 300 pessoas passaram a ser obrigados a exigir comprovante vacinal.

O show do cantor e compositor Alceu Valença marcou o retorno dos grandes eventos em Pernambuco

8 – Gastronomia retoma atividades gradualmente

A quarentena rígida atingiu, mais uma vez, o setor gastronômico, no último mês de março. Bares e restaurantes só puderam operar com o delivery em um período que se estendeu até a segunda quinzena de abril, quando os estabelecimentos reabriram o salão com as restrições de horário, o distanciamento social e os protocolos sanitários. Ao longo do ano, a abertura econômica permitiu uma retomada gradual, resultando na volta massiva dos clientes aos seus endereços preferidos, especialmente nas datas comemorativas. Em paralelo, o serviço de delivery voltou a ser uma parte complementar das operações gastrôs, e não mais a única e essencial fatia desses empreendimentos.

9 – Polêmica do cuscuz no BBB 21 ganha protagonismo nacional

Este foi o ano de um prato queridinho na mesa nordestina. O cuscuz virou pop! Apareceu nacionalmente no Big Brother Brasil com o desentendimento entre a paraibana Juliette e o paulista Fiuk, e, depois, voltou a ser assunto ao ganhar um importante reconhecimento local. A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou a indicação do cuscuz como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado. Em sessão remota do colegiado, o aval foi concedido. Por meio de um projeto de resolução, a proposta partiu do Deputado Gustavo Gouvêia (DEM), que disse: “existem muitas receitas de cuscuz pelo mundo, mas nenhuma como a do cuscuz nordestino”.

Cuscuz foi eleito Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco
10 – Alimentação saudável como rotina vira tendência

Tendência comprovada nos últimos anos, a rotina da alimentação saudável ganhou fôlego em 2021 ainda sob a sombra da Covid-19. De acordo com o Estudo NutriNet Brasil, a busca por uma alimentação mais saudável foi uma das mudanças significativas ocorridas desde então. No levantamento realizado com cerca de 10 mil pessoas no País, foi observado um aumento de 40,2% para 44,6% na frequência do consumo de alimentos desse tipo. As causas foram as mais variadas. Passa pelo fortalecimento da imunidade; melhora nos sintomas da ansiedade; alimentos que ajudem a dormir; emagrecimento; e rotina alimentar para a época de home office.

Relacionados