Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Com quase 500 mil com 2ª dose atrasada em Pernambuco, secretário apela por mobilização da sociedade

 Com quase 500 mil com 2ª dose atrasada em Pernambuco, secretário apela por mobilização da sociedade
#Compartilhe

Pernambuco ainda tem 486 mil pessoas com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada, segundo levantamento apresentado pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (7).

Os dados são do último levantamento coletado pelo Estado a partir do que foi preenchido pelos municípios no sistema do Programa Nacional de Imunização (PNI) – mais de 95% das 184 cidades pernambucanas enviaram os números.

Para que o Estado alcance números melhores de cobertura vacinal completa, o secretário fez um apelo: que todos continuem reforçando a necessidade de caminhar no processo de imunização completa.

“Precisamos de uma mobilização de toda a sociedade. Para superarmos a pandemia, só com o esforço coletivo de todos para lembrar da importância da vacinação completa com as duas doses”, disse o secretário.

O titular da Saúde ainda sentenciou que “Continuamos reforçando com os municípios a necessidade de adoção de busca ativa para quem está em atraso. Temos avançado muito na primeira dose e precisamos buscar todos aqueles que estão com a segunda dose em atraso”.

Entre os atrasados, há 254 mil com a segunda dose da vacina da AstraZeneca para receber (prazo de até 90 dias); 95 mil para tomar a CoronaVac (28 dias); e 135 mil para a Pfizer (60 dias).

“O foco em outubro é para a vacinação completa, toda a sociedade precisa se mobilizar. Precisamos desses dias de mobilização [em alusão ao Dia D], mas todo dia tem que ser de mobilização”, alertou o secretário.

“Eu acho que o bom dia em Pernambuco tem que ser: ‘bom dia, você está vacinado?’; ‘bom dia, você já se vacinou?’. Vamos fazer o papel de incomodar mesmo porque incomodando a gente vai avançar”, finalizou Longo.

Pernambuco aplicou, até a quarta-feira (6), um total de 10.388.369 doses de vacinas contra a Covid-19 na sua população, desde o início da campanha de imunização, em 18 de janeiro deste ano.

Com relação às primeiras doses, foram 6.519.498 aplicações (cobertura de 84,75% da população elegível). Do total, 3.826.402 pernambucanos (49,74%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 3.653.329 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 173.073 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única.

Em relação às doses de reforços, já foram aplicadas 42.469 dose

Relacionados