Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Chefes dos Poderes do Estado são agraciados com medalhas na Alepe

 Chefes dos Poderes do Estado são agraciados com medalhas na Alepe
#Compartilhe

Na noite desta terça, a Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou, de forma presencial, a cerimônia de entrega da Medalha Joaquim Nabuco, Classe Ouro, e da Medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca, edição 2021. As comendas foram concedidas a nove autoridades estaduais, incluindo o governador Paulo Câmara. A tradicional homenagem feita anualmente pelo Poder Legislativo não pôde ser realizada em 2020 devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19.

O presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros, do PP, abriu o evento no Auditório Sérgio Guerra propondo a concessão das honrarias em conjunto com os demais membros da Mesa Diretora. Assim, os deputados Pastor Cleiton Collins, do PP, Rogério Leão, do PL, e Alessandra Vieira, do PSDB, – respectivamente 2º, 3º e 4º secretários da Casa – integraram a mesa dos trabalhos da solenidade.

Medeiros fez uma breve apresentação sobre cada homenageado, destacando que são autoridades “com enormes responsabilidades” à frente das mais importantes instituições de Pernambuco. Desempenham, com total dedicação e zelo, e imbuídos do mais elevado espírito público, as enormes responsabilidades a eles confiadas pelos seus pares e pelo povo pernambucano”.

Sobre o governador Paulo Câmara, o presidente da Alepe destacou a atuação responsável durante o período de pandemia, e as vidas salvas em razão do empenho governamental em conter a disseminação do vírus. Paulo Câmara agradeceu a todos os deputados pelo reconhecimento, e ressaltou que o mérito não é só de quem governa. “Uma homenagem de tamanha dimensão, ainda mais vindo do Poder Legislativo, pilar da democracia, ficará como marco inesquecível da história de vida de cada um de nós”.

Além do chefe do Poder Executivo estadual, receberam a Medalha Joaquim Nabuco Classe Ouro o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Fernando Cerqueira, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Dirceu Rodolfo, o procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas, e o corregedor-geral e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, André Guimarães.

Completam a lista de agraciados o defensor público geral do Estado, José Fabrício Silva de Lima, o presidente da seccional pernambucana da OAB, Bruno Baptista e o comandante do Comando Aéreo Nordeste, 2º Comar, o brigadeiro do ar César Faria Guimarães. O desembargador Frederico Ricardo Neves, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, recebeu a Medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca, edição 2021, por iniciativa do presidente da Alepe.

Durante a cerimônia, um vídeo produzido para o evento trouxe o agradecimento de oito homenageados  à distinção. O presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, afirmou que vai buscar sempre honrar essa “insígnia tão importante para o estado”.

As medalhas concedidas na noite desta terça fazem referência a personalidades que protagonizaram episódios marcantes para a história pernambucana, a exemplo do abolicionista e patrono do Legislativo estadual, Joaquim Nabuco, que atuou como político, diplomata, historiador, jurista, orador e jornalista.

A segunda medalha conferida nesta terça carrega o nome de Joaquim da Silva Rabelo, o Frei Caneca, político e líder religioso pernambucano que protagonizou a Confederação do Equador, e sacrificou a vida em nome dos ideais de liberdade, independência e igualdade de direitos.

Relacionados