Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Bruno Pereira recebe homenagens por trajetória de defesa de povos indígenas; ‘comprometido com causas importantes’, diz reitor da UFPE

 Bruno Pereira recebe homenagens por trajetória de defesa de povos indígenas; ‘comprometido com causas importantes’, diz reitor da UFPE
#Compartilhe

Nascido no Recife, o indigenista Bruno da Cunha Araújo Pereira, que viajava com o jornalista inglês Dom Phillips pelo Vale do Javari, na Amazônia, recebeu, nesta quinta (16), homenagens por sua trajetória em defesa dos povos indígenas. “Claramente comprometido com causas importantes”, afirmou o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes.

Na quarta, dois homens confessaram ter matado os dois. A Polícia Federal disse, em coletiva, que restos mortais tinham sido achados em uma área apontada por suspeitos. Corpos serão periciados a partir da sexta (17) pelo Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília.

O recifense acompanhava o jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian, em viagem pelo Vale do Javari, quando sumiu, no domingo (5).

Aos 41 anos, ele é considerado um dos maiores especialistas em povos isolados do Brasil. O indigenista chegou a cursar jornalismo na UFPE e participaria de filme inspirado no seu trabalho.

“Ex-aluno da Universidade Federal, querido pelos colegas de classe, pelos professores que o lecionaram. É inaceitável que nos tempos atuais nós tenhamos na nossa sociedade assassinatos tão brutais de pessoas que vem colaborando para o bem-estar das comunidades tradicionais e da sociedade amazônica, da sociedade brasileira”, acrescentou Alfredo Gomes.

Segundo os familiares, Bruno amava Pernambuco, a cultura, o carnaval e o Sport Club do Recife. Amava tanto o time de futebol que chega a ligar pelo celular via satélite para saber os resultados dos jogos quando estava nas bases da Fundação Nacional do Índio (Funai), onde não há comunicação.

O clube retribuiu o amor com uma homenagem a Bruno Pereira e ao jornalista britânico Dom Philips em suas redes sociais. “Nossas condolências aos amigos e familiares”, disse a postagem na internet.

Nas redes sociais, o governador Paulo Câmara prestou solidariedade às famílias de Bruno e de Dom Philips. Ele destacou o trabalho de Bruno em defesa das causas ambientais e dos povos indígenas da Amazônia.

“Bruno nasceu no Recife, onde viveu até os 22 anos, quando partiu para iniciar o trabalho de defesa das causas ambientais e dos povos indígenas da Amazônia. É urgente que os fatos sejam esclarecidos, diante da série de casos de violência que vêm ocorrendo naquela região”, afirmou.

Relacionados