Brasil registra primeiro caso de transmissão humana da varíola dos macacos para cachorro Cão de cinco meses apresentou sintomas como lesões em pápula, pústula e crostas

close-up-doctor-holding-dog-s-paw-1
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on google
Share on twitter

O primeiro caso no Brasil de transmissão humana da varíola dos macacos para animais foi registrado no município de Juiz de Fora, em Minas Gerais. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (SES-MG), um cão de cinco meses, de raça não informada, positivou para o vírus Monkeypox. O resultado detectável se deu por meio de exame de biologia molecular (qPCR), divulgado nessa terça-feira (22).

A pasta informou que o filhote apresentou sintomas como lesões em pápula, pústula e crostas localizadas no dorso e pescoço, no último dia 13 de agosto, após conviver no mesmo ambiente e ter contato com o tutor, que foi testado para a doença em 8 de agosto.

Paciente e cão seguem isolados em domicílio e passam bem, informou a SES-MG.

No Brasil, até então, não havia evidência documentada de transmissão da doença do ser humano para animais ou de animais para o ser humano. Segundo a SES-MG, há dois relatos de casos do tipo no mundo, sendo um nos Estados Unidos e outro na França, em que a potencial transmissão de humano para o animal está sendo estudada.

A SES-MG e o Ministério da Saúde orientam que pessoas com suspeita ou confirmação de infecção pelo vírus Monkeypox devem evitar o contato direto com animais.

TELEFONE

(87) 9667-7054

[email protected]

Av. Antônio Pedro da Silva, 917 – Centro, Ouricuri – PE, 56200-000