Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Argentina x França na final da Copa do Mundo do Qatar

 Argentina x França na final da Copa do Mundo do Qatar
#Compartilhe

O duelo reúne duas seleções que estão atrás de seu terceiro título mundial. A Argentina venceu em 1978, com Mario Kempescomo grande destaque, e 1986, com o brilho de Maradona. A França ficou com os títulos de 1998, no surgimento de Zidane, e na última Copa, em 2018, já sob comando de Mbappé.

Foram apenas três confrontos na história das Copas e os argentinos levam vantagem. Na fase de grupos do primeiro Mundial, em 1930, os hermanos venceram por 1 a 0, com gol de Monti. Quase meio século depois, em 1978, nova vitória da Argentina, em outro confronto na primeira fase. Passarella e Luque marcaram, enquanto Platini descontou. Na última edição, em 2018, a vingança da França, em vitória por 4 a 3 com show de Mbappé nas oitavas de final.

A decisão de 2022 é o tira-teima. Os franceses lutam pelo segundo título consecutivo, algo que não acontece desde o Brasil, que ficou com as taças de 1958 e 1962. Os argentinos querem coroar a despedida de Messi com um título. Quem fica com a taça?

Destaque da Argentina

O nome não poderia ser outro. Em sua última aparição no Mundial, Lionel Messi faz sua melhor Copa da carreira.

O camisa 10 da Argentina participou diretamente de oito dos 12 gols da equipe no Qatar. São cinco marcados (é o artilheiro ao lado de Mbappé, da França) e três assistências (também é o maior garçom, junto com outros três jogadores).

Para completar, Messi tem sido decisivo no mata-mata. Marcou gols nos três jogos da Argentina no caminho até a final.

Destaque da França

O outro artilheiro da Copa do Mundo, com cinco gols, Kylian Mbappé é o grande nome da França no Qatar. No segundo Mundial seguido, ele é a grande referência do ataque da França. Apesar de não ter marcado gols nem nas quartas e nem na semifinal, é dele que saem as melhores jogadas da equipe.

Não à toa, Mbappé é o segundo jogador com mais participações de gols, só atrás de Lionel Messi: 8 a 7 para o argentino.

Os dois atacantes do Paris Saint-Germain estarão frente a frente para ver quem se sai melhor na decisão.

Baixas na final

Argentinos e franceses têm preocupações para a final, mas não desfalques certos.

O próprio Messi se queixou de dores na coxa durante a semifinal contra a Croácia, mas já afirmou que vai para o jogo. Di María ainda não está 100% e deve começar novamente no banco, como tem sido nos últimos jogos.

A França teve os desfalques do zagueiro Upamecano e o volante Rabiot contra Marrocos por problemas gripais e a dupla também é dúvida para a decisão deste domingo (18). Vale lembrar que Karim Benzema, ainda na lista, mas longe do Qatar, se recupera de lesão muscular.

Relacionados