Araripina está pronta para municipalização do trânsito

CETRAN-PE-conclui-vistoria-e-transito-de-Araripina-sera-municipalizado-768x525
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on google
Share on twitter

Em Araripina (PE), Sertão do Araripe, a Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Transporte (AMMTT) realizou nesta quarta (21) a etapa final do processo de integração municipal ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A conclusão deu-se pela visita dos representantes do Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco (Cetran-PE).

A integração ao SNT, que é popularmente chamada de municipalização do trânsito, concede a Araripina autonomia para o planejamento, operação, fiscalização e educação de trânsito no perímetro urbano. Além de dar autonomia nas questões relacionadas ao pedestre, à circulação, ao estacionamento, à parada de veículos e à implantação da sinalização, atendendo de forma direta as necessidades da comunidade.

O processo de integração de Araripina está em vigor desde o início de 2018 e todas as etapas foram cumpridas pela Prefeitura e AMMTT, faltava apenas a vistoria dos técnicos do Cetran-PE que encaminharão o aval para que o Conatran insira o município de Araripina no SNT.

De acordo com o presidente do Cetran-PE, Walker Barbosa, a cidade está com sua infraestrutura pronta para a municipalização, tanto do ponto de vista dos investimentos em pavimentação e sinalização como também da estrutura técnica e de pessoal da AMMTT. “Araripina é um exemplo a ser seguido no processo de municipalização, pois cumpriu todos os requisitos exigidos e foi aprovada na vistoria. Por estar em pleno desenvolvimento, o município já tem todas as condições de gerir o seu trânsito”, afirmou.

Municipalização

O prefeito Raimundo Pimentel destacou a importância da municipalização para que o trânsito seja mais organizado para pedestres e motoristas. “Nossa cidade possui cerca de 35 mil veículos registrados e este número é maior por sermos um polo regional. Sendo assim, diariamente temos muitos desafios para organizar o trânsito e com a municipalização, a partir de agora, teremos autonomia para aplicar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana que iremos apresentar em breve”, destacou.

A sessão teve a presença do diretor-presidente da AMMTT, Renan Bihum; do vice-prefeito Evilásio Mateus; dos assessores técnicos do Cetran-PE, Nilson Spencer e Marcos Bezerra; do presidente da Câmara de Vereadores, Roseilton Oliveira; do coordenador da 23º Ciretran, Bruno Oliveira; do chefe de Inspetoria da PRF, Cláudio Leite; e do Major Agra, da 7ª Companhia Independente da PMPE.

TELEFONE

(87) 3874-3620

[email protected]

Av. Antônio Pedro da Silva, 917 – Centro, Ouricuri – PE, 56200-000