Após vereadores aumentarem os próprios salários em 29,7%, Câmara aprova reajuste salarial de 4% para os servidores

radio-peao-salario-minimo
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on google
Share on twitter

A Câmara Municipal do Recife aprovou por unanimidade, em sessão extraordinária nesta terça-feira (10), o reajuste de 4% na remuneração dos servidores do Poder Legislativo Municipal, incluindo os cargos inativos. O projeto de lei de número 27/2020 é de autoria da Comissão Executiva da Casa e segue para a sanção do prefeito Geraldo Julio (PSB).

Na última sessão ordinária da Câmara do Recife no ano passado, os vereadores aprovaram em extrapauta, ou seja, sem estar previsto para ser votado na sessão, o aumento do próprio salário em 29,7%, de R$ 14.635 para R$ 18.980.

De acordo com o texto da lei, o reajuste vai beneficiar, a partir de 1º de abril de 2020, os servidores ativos, inativos, concursados e comissionados da Casa. Para os inativos, o reajuste de 4% será na pensão especial que é paga pela Câmara do Recife. Os servidores terão, exclusivamente, um reajuste de 17% em função da lei que institui o auxílio saúde e auxílio alimentação.

Em entrevista, o líder da oposição, Renato Antunes (PSC), ressaltou que o reajuste está “dentro do que é proposto nas Casas legislativas pelo Executivo” e acredita não haver implicações, já que “há essa previsão legal”. “Esse aprovisionamento, por se tratar de reajuste salarial, que ocorre todo ano, é a negociação coletiva que acontece em todo o serviço público. Isso não tem nada a ver com aumento de vereador ou de qualquer natureza. Se assim fosse, eu seria contra”.

O vice-líder do governo, Rinaldo Júnior (PSB), reiterou que o reajuste é “a recuperação da inflação, está tudo previsto” e que não interfere em nada no orçamento da Casa, nem por ser ano de eleição.

TELEFONES

(87) 3873 1857

(87) 3873 1366

[email protected]

BR 316, KM 21,7 – S/N, Vila Conceição — Araripina – PE