Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Após terremoto, tempestade tropical severa se aproxima do Haiti

 Após terremoto, tempestade tropical severa se aproxima do Haiti
#Compartilhe

Enquanto ainda mensura as perdas humanas e materiais do terremoto do último sábado (14), o Haiti se prepara para receber, no início desta semana, a tempestade tropical Grace, comum nesta época do ano, mas com potencial agravante para o país caribenho.

Formada no Atlântico, a tempestade severa pode chegar a ventos de 100 a 120 km/h, e seu núcleo deve passar por cima do território haitiano na noite desta segunda (16) ou na terça-feira, segundo previsões meteorológicas.

A agência nacional de proteção civil do Haiti anunciou que a tempestade já se aproximava do arquipélago das Antilhas no sábado e pediu que a população fique atenta às recomendações das autoridades. O país emitiu alerta laranja de tempestade (risco alto), e o Serviço Marítimo e de Navegação proibiu o transporte marítimo de cargas e pediu que a população que reside no litoral vá para outro local.

A vizinha República Dominicana, que divide a ilha de Hispaniola com o Haiti, emitiu alerta para as costas sul e norte, onde são esperadas fortes chuvas, ventos, inundações e deslizamentos de terra.

De acordo com Leonardo Calvetti, chefe do Centro de Previsões e Pesquisas Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), a tempestade preocupa não por sua dimensão, mas pela forte vulnerabilidade que vive o Haiti. “Com muitas estruturas perto de cair e hospitais lotados devido ao terremoto, é difícil comportar ventos dessa intensidade.”

Relacionados