Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Antonio Fernando avança na concretização da instalação do novo IML do Araripe

 Antonio Fernando avança na concretização da instalação do novo IML do Araripe
#Compartilhe

O deputado estadual Antonio Fernando (PSC) deu mais um passo importante para que seja concretizada a instalação do novo IML de Ouricuri, um anseio não apenas dos moradores da cidade como de muitos outros municípios do Araripe. O deputado recebeu em Ouricuri, o Gerente Geral da Polícia Científica de Pernambuco, Fernando Benevides, para uma visita de avaliação dos possíveis locais de funcionamento e necessidades estruturais do Instituto de Medicina Legal da Cidade. Também participaram da visita, o Prefeito de Parnamirim e Presidente do CISAPE – Consórcio Intermunicipal do Araripe, Nininho Carvalho; os vereadores Cézar de Preto, Luciene Matos, Esdras Parente, Professor Massilon e Rogério da Aldeia; e as lideranças políticas Victor Coelho, Guga Coelho e João Pulu.

Atualmente, o IML de Ouricuri funciona apenas para a realização de perícias em pessoas vivas, o chamado “IML-Vivos”. E a luta de Antonio Fernando, desde o início do seu mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco – ALEPE, é para que o serviço passe a funcionar de forma completa, realizando, também, as perícias em casos de mortes violentas, o denominado “IML-Mortos”. “A falta deste serviço causa muito sofrimento para as famílias de nossa cidade e região. Quando elas perdem um ente por morte violenta, as vítimas precisam ser transportadas para as perícias em cidades distantes, como Petrolina, por exemplo, que fica a mais de 400 Km para ir e voltar. O IML completo em Ouricuri vai atender não só à nossa cidade, mas também aos outros municípios do Araripe e do Sertão Central, localizados ao redor”, afirmou o deputado.

Desde o início do mês, o deputado Antonio Fernando vem realizando ações parlamentares voltadas para agilizar a instalação mais breve possível do IML de Ouricuri. A visita do Gerente Geral da Polícia Científica, Fernando Benevides, já foi fruto de uma reunião no Recife, há cerca de 15 dias. E na semana passada, Antonio Fernando atuou “in loco”, visitando os locais de instalação do Serviço e levantando as necessidades do IML, com o gestor local do Instituto de Criminalística, Rodrigo Paixão, em Ouricuri. “Nós disponibilizamos uma Emenda Parlamentar nossa, exclusivamente, para a compra de equipamentos para o IML. O gestor local, Rodrigo Paixão, já recebeu a equipe de concursados, formada por sete médicos legistas, peritos e outros profissionais. Além disso, a SDS também disponibilizou equipamentos importantes, como a Câmara Fria e o veículo ‘Rabecão’ “, explicou Antonio Fernando.

O impasse que resta é o local de funcionamento dos serviços. Mas, com a visita do Gerente Geral, Fernando Benevides, foi colocada mais uma opção além da ampliação do prédio onde hoje funciona o ‘IML-Vivos’. “Este novo local teria a vantagem de ser um prédio de melhor acesso (vizinho ao Hospital Regional Fernando Bezerra). Teria também a vantagem de ser um prédio já adaptado, pois antes já era uma maternidade, contando com equipamentos como foco cirúrgico, estufas etc. Sem contar que o aluguel do referido prédio seria custeado por 11 (Onze) municípios da região, através do CISAPE – Consórcio de Intermunicipal do Araripe, e não somente por Ouricuri, como é o caso do atual prédio. Assim, uma demanda futura ou a necessidade de gasto de maior monta poderia ser facilmente resolvida pelo CISAPE, com o apoio de 11 (Onze) municípios e não somente pela prefeitura de Ouricuri”, explicou Antonio Fernando.

O deputado acrescentou, ainda, que o prédio que o CISAPE se propõe a alugar tem uma estrutura que facilita a instalação do IML com mais rapidez. “O prédio já está construído e dispõe de esgotamento sanitário completo. O prédio atual, por sua vez, precisa utilizar um carro ‘limpa-fossa’ para esvaziar, periodicamente, os dejetos da fossa séptica. Pois a rua do IML atual não dispõe de rede de esgotamento sanitário. E uma vantagem adicional: o prédio atual fica em um bairro residencial; já o prédio proposto para a instalação do novo IML, fica em um bairro preponderantemente comercial, evitando futuros desconfortos para famílias moradoras em área residencial, em razão da própria natureza dos serviços de um IML”, finalizou o deputado Antonio Fernando.

Relacionados