Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Alexandre de Moraes determina a retomada da divulgação completa dos dados acumulados do coronavírus no Brasil

 Alexandre de Moraes determina a retomada da divulgação completa dos dados acumulados do coronavírus no Brasil
#Compartilhe

A decisão foi tomada na última segunda-feira (09); Ministério da Saúde promete retomar divulgação completa e até às 18h

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na última segunda-feira (09), que o Ministério da Saúde volte a divulgar os dados acumulados da pandemia do novo coronavírus no Brasil. A decisão aconteceu após Moraes analisar uma ação apresentada pelos partidos PSOL, PCdoB e Rede Sustentabilidade, que pede também a atualização diária do governo até às 19h30, como era antes. O ministro determinou que a Advocacia Geral da União (AGU), no prazo de 48 horas, preste as informações que entender necessárias.

Tais determinações acontecem após uma semana de instabilidade, mudanças e divergências no balanço da Covid-19 divulgado pelo Ministério da Saúde, que agora apresenta apenas os casos e óbitos confirmados nas últimas 24h, omitindo o registro total.

Para Moraes, o balanço deve voltar a ser divulgado de forma integral, como era feito até a quinta-feira (4). “[Decido] determinar ao ministro da Saúde que mantenha, em sua integralidade, a divulgação diária dos dados epidemiológicos relativos à pandemia (covid-19), inclusive no sítio do Ministério da Saúde e com os números acumulados de ocorrências, exatamente conforme realizado até o último dia 4 de junho”, escreveu Moraes, na decisão liminar.

O ministro acredita que, por conta da gravidade da pandemia, as autoridades precisam tomar medidas de apoio e manutenção das atividades do Sistema Único de Saúde (SUS). O “grave risco de interrupção abrupta da coleta e divulgação” não é bom para o sistema de saúde do país, segundo ele.

Relacionados