Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Alerta! Humanos não devem acordar depois da meia-noite, diz estudo Um novo estudo mostra que as pessoas que ficam acordadas depois da meia noite tendem a tomar piores decisões e ainda colocam a saúde em risco.

 Alerta! Humanos não devem acordar depois da meia-noite, diz estudo Um novo estudo mostra que as pessoas que ficam acordadas depois da meia noite tendem a tomar piores decisões e ainda colocam a saúde em risco.
#Compartilhe

Diante disso, alguns pesquisadores mostraram como acordar depois da meia noite pode se relacionar com efeitos negativos para a saúde. Se você tem hábitos na madrugada, deveria revê-los a partir de agora.

Estar acordado depois da meia noite pode ser perigoso para a saúde

Uma das questões mais intrigantes sobre o hábito de acordar depois da meia noite se concentra nos sentimentos ruins que as pessoas sentem nesse horário.

Em alguns estudos, os cientistas notaram que o funcionamento da mente apresentava diferenças nesse horário. Além de mais negativos, os pensamentos tendem a ser mais marcantes para as pessoas.

Muitos pesquisadores estenderam a ideia de que o ritmo circadiano está mais relacionado do que se acreditava anteriormente a mudanças na função cerebral ou a certos comportamentos que tomamos depois da meia noite.

Agora, um novo estudo sugere que o corpo e a mente humanos fazem referência a um ciclo natural de 24 horas de atividade que afeta nossas emoções e nossas atitudes.

A pesquisa descobriu que depois de uma certa hora, o humano tende a ter atitudes diferentes e um tanto inusitadas. Colocando como exemplo o fato de que durante o dia os níveis moleculares e a atividade cerebral costumam se ajustar após a vigília, e que, ao contrário, à noite o mais normal é dormir. Essa é uma característica primitiva, já que o homem tinha que caçar e se alimentar durante o dia enquanto descansava à noite.

“A ideia básica é que, de um ponto de vista global e evolutivo de alto nível, o relógio biológico circadiano interno está sintonizado com processos que promovem o sono, não a vigília, depois da meia noite”, disse a Dra. Elizabeth B. Klerman. Klerman , MD, pesquisador do Departamento de Neurologia do Massachusetts General Hospital, professor de neurologia da Harvard Medical School e principal autor do artigo citado aqui.

Depois da meia noite, os hábitos podem ser mais nocivos

O estudo ainda descreve que as pessoas consomem mais substâncias ilícitas e inadequadas depois da meia noite. No artigo, os autores citam que a comparação entre o funcionamento diurno de um centro de consumo de droga supervisionado e o seu funcionamento durante as 24 horas do dia revelou um pico de consumo de substâncias de madrugada. Neste caso, houve um risco 4,7 vezes maior de overdose de opiáceos à noite, apesar do menor uso geral de heroína naquele momento.

Todos os resultados podem ser encontrados na revista “Frontiers in Network Psychology”.

Relacionados