Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Alepe aprova PL’s que visam ampliar combate à violência contra mulher pernambucana

 Alepe aprova PL’s que visam ampliar combate à violência contra mulher pernambucana
#Compartilhe

Fonte: Alepe

Duas proposições com foco na redução da violência contra a mulher foram aprovadas por colegiados da Alepe nesta terça (10). Uma delas pretende incluir novas diretrizes na norma que reúne princípios a serem observados pelo Governo do Estado na execução de políticas públicas de combate a esses crimes ( Lei nº 13.302/2007). A outra matéria sugere mudanças ao Programa de Registro de Feminicídio de Pernambuco, para que os dados do relatório estadual sobre esse tipo de ocorrência especifiquem características socioeconômicas.

Acatado nas Comissões de Administração Pública e de Saúde, nos termos de um substitutivo da Comissão de Justiça, o Projeto de Lei (PL) nº 3131/2022, de autoria da deputada Roberta Arraes (PP), visa inserir medidas de conscientização e proteção à mulher na Lei 13.302, além de prever a “integração operacional do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e do terceiro setor com as áreas de segurança pública, assistência social, assistência jurídica, saúde, educação, trabalho e habitação de Pernambuco”.

Assista a íntegra da Comissão de Administração Pública

Já o PL nº 2730/2021, das Juntas (PSOL), recebeu o aval da Comissão de Segurança Pública. Na justificativa, o mandato coletivo explica que a iniciativa “busca identificar os fatores de risco para a ocorrência de crimes de feminicídio, direcionando, assim, as políticas públicas a serem implantadas ou fortalecidas para a prevenção de mortes nos contextos identificados”. Assim, deverão ser detalhados critérios étnico-raciais, de renda, estado civil, escolaridade, situação de moradia, entre outros.

Assista a íntegra da Comissão de Segurança Pública

Saúde dos servidores

Ainda na reunião desta manhã, a Comissão de Saúde agendou uma audiência pública sobre os serviços prestados pelo Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores de Pernambuco (Sassepe). Na ocasião, o deputado João Paulo (PT) agradeceu ao grupo parlamentar a aprovação do debate, que está previsto para o dia 31 de maio. “Será promovido um encontro em busca do melhor para os servidores”, explicou o proponente.

Além disso, a presidente do colegiado, Roberta Arraes, comemorou a abertura de dez novos leitos de UTI pediátrica em Araripina, no Sertão do Araripe. Segundo ela, o Estado “avança no sentido da integralização da saúde pública, desafogando as unidades hospitalares da Região Metropolitana do Recife”. “Sou testemunha dos seus esforços em parceria com o Poder Executivo para ampliar as conquistas do Sertão nesse segmento”, elogiou a deputada Simone Santana (PSB).

Relacionados